terça-feira, 3 de abril de 2018

Transcendent - Awakening (2017)

Transcendent - Awakening

Transcendent - Awakening (2017)
(Independente - Nacional)


01. Welcome
02. Word Redemption
8,0 03. Inside Out
04. Hopeless
05. Dreamless
06. Awakening
07. Second Breath
08. Alienation
09. Interference
10. Z42
11. Sweet Tasting Demise
12. Transcendence
13. The Best I Can
14. Monsters

Surgido no ano de 2003, na cidade de São Paulo, o Transcendent passou por todas as etapas que uma banda deve passar quando se trata de underground. Gravou uma Demo em 2007, Crucify, e um EP autointitulado em 2009. Tudo dentro do script. Mas o passo seguinte, seu 1º álbum completo de estúdio, acabou demorando um pouco além do que o esperado, já que só veio à luz do dia em janeiro do ano passado. São as dificuldades inerentes a se fazer Heavy Metal no Brasil.

Mas no fim, se serve de consolo, podemos dizer que esses 8 anos que separam o EP Transcendent de Awakening, seu debut, acabaram por ser extremamente positivos, já que nesse tempo a banda pôde não só lapidar mais algumas de suas canções (“Alienation”, “Z42” e “Transcendence” estavam presentes no trabalho de 2009), como também crescer ainda mais tecnicamente e forjar novos temas dentro da sua realidade. O que temos em mãos é um material que denota, acima de tudo, maturidade musical, algo que só o tempo pode dar.

O que temos diante de nós é um Metal Progressivo de muita qualidade, virtuoso, absurdamente técnico e complexo, com muitas mudanças de tempo e passagens quebradas, mas que, pasmem, esbanja musicalidade. Além disso, influências de Heavy e Rock Progressivo podem ser notadas, o que enriquece ainda mais o resultado final. Os vocais de Leandro Baracho são muito bons, equilibrando bem melodia e agressividade (quando essa se faz necessária), enquanto a guitarra de Miller Borges nos entrega bons riffs, boas melodias, peso e solos de muita qualidade. A parte rítmica, com o baixista Lucas Nakan e o baterista Dino Ramos esbanja força, técnica e versatilidade, enquanto os teclados de Lucas Cavalcante estão muito bem encaixados, enriquecendo ainda mais o resultado final.


São 14 canções, todas de muita qualidade, mas com os inegáveis destaques. “Welcome”, faixa de abertura, tem boa utilização do teclado (dá um ar meio psicodélico às coisas) e da guitarra, além de ótimas melodias. “Word Redemption” é outra onde a guitarra se destaca, e possui bom peso e ótimo trabalho da parte rítmica. “Inside Out” é uma das canções mais pesadas do álbum, com bons riffs e ótimo desempenho vocal. “Awakening” é um Prog que se destaca pelas boas melodias, enquanto “Second Breath” mostra boa influência de Heavy Tradicional, além de equilibrar muito bem as passagens mais melódicas e as mais agressivas. “Z42” se mostra bem diversificada, além de se utilizar de elementos regionais de forma bem interessante.

A produção do trabalho é muito boa, tendo ficado a cargo de Tiago Pollon, com a masterização realizada pelo experiente Andy VanDette (Bruce Dickinson, Deep Purple, Fates Warning, Rush, Savatage, Tool). Conseguiu equilibrar muito bem clareza com uma dose de sujeira, soando assim bem orgânica. Já a capa é obra de Victor Toush, sendo simples, mas bonita. Com Awakening, o Transcendent prova que é possível sim, soar técnico e virtuoso sem ser pedante e chato. Sem abrir mão da musicalidade e fazendo uma música repleta de personalidade, o quinteto se coloca entre os melhores do gênero dentro do cenário nacional, além de se mostrar mais do que pronto para voos mais altos.

NOTA: 84

Transcendent é:
- Leandro Baracho (vocal);
- Miller Borges (guitarra);
- Lucas Nakan (baixo);
- Dino Ramos (bateria);
- Lucas Cavalcante (teclado).

Facebook
YouTube
Bandcamp


Nenhum comentário:

Postar um comentário