quarta-feira, 9 de maio de 2018

Expurgo - Deformed By Law (2018)


Expurgo - Deformed By Law (2018)
(Black Hole Productions - Nacional)


01. Silence
02. Victimized
03. Inhale Radiation Fumes
04. Carnivorous Eyes
05. Dead as Fuck
06. Xenon Pieces Swallowed
07. Interlude
08. The Taste Of Human Toxicity
09. Discurso Do Cadafalso
10. Nasty Gut Feast
11. Classic Utopia Of a Junkie Ambience
12. All Substances Are Toxic Under The Right Conditions
13. Habemus Cannis
14. Deviled Mind
15. Morgue Despair
16. Lungs Decay
17. Devil Variation
18. Sadistic Executioner
19. Harmless Scares
20. Agateophobia
21. Atmosphere Of Horror
22. Deploring Connections
23. Global Suppuration
24. Grey Waste III - Malebolge
25. Walk Among The Dead
26. On The Edge
27. Obsolescence

Quando você se torna fã de Metal, seja de alguma banda ou de algum estilo específico, você o faz por encontrar beleza ali. Aquilo que está escutando soa agradável aos seus ouvidos, te desperta sensações que de alguma forma lhe fazem bem. E se formos pensar bem, isso vale para todos os campos da vida. Nos atraímos pelo que achamos belo. Talvez por isso o Grindcore seja um estilo para poucos, já que sejamos sinceros, poucos conseguem encontrar essa citada beleza em uma música que prima pela velocidade extrema, pela agressividade no seu estado mais bruto e a quase que completa ausência de melodias. É uma música vil, infame, abjeta por natureza. E querem saber? Por isso mesmo é tão legal.

O Expurgo é uma dessas bandas que me faz lembrar porque gosto tanto do estilo. Surgido nas “Minas Hellrais”, mais precisamente na capital Belo Horizonte, no ano de 2001, o quarteto hoje formado por Egon (vocal), Philipe (guitarra/vocal), Sérgio (baixo) e Anderson (bateria) finalmente nos apresenta o sucessor de Burial Ground, seu debut lançado no ano de 2010. Vale dizer que nesse meio tempo, os caras continuaram produzindo, tendo lançado nada menos do que 6 splits (possuem outros 5, lançados antes de álbum de estreia, e uma demo) e uma compilação, com material lançado desde seu surgimento até o ano de 2013.

Em Deformed By Law, temos uma verdadeira aula de como se fazer música extrema, e que soa ainda mais repulsiva que em sua estreia (e isso é um elogio, ok?). São 27 canções que se destacam pela crueza, visceralidade e rispidez, sem espaço para melodias bonitinhas. É uma marretada atrás da outra, sem dó nem piedade com os ouvidos alheios. Um verdadeiro genocídio em forma de música. Os vocais de Egon estão monstruosos, enquanto a guitarra de Philipe não dá descanso, com riffs capazes de ceifar tantas vidas quanto a Morte, de tão cortantes. Na parte rítmica, Sérgio e Anderson não deixam pedra sobre pedra. É como um terremoto seguido de um tsunami, tamanho poder de destruição. Carnificina pura.


Destaques? Olha, me perdoem, mas não vou conseguir fugir daquele clichê do “todas as músicas estão no mesmo nível, sendo difícil apontar destaques”. E sabe por quê? Porque todas as músicas estão no mesmo nível, sendo...bem, vocês já entenderam. Se realmente achar que seus tímpanos dão conta de não sangrarem durante a audição, experimente escutar faixas como “Victimized”,  “Inhale Radiation Fumes”, “Xenon Pieces Swallowed”, “The Taste Of Human Toxicity”, “Discurso Do Cadafalso”, “Deviled Mind”, “Lungs Decay”, “Sadistic Executioner”, “Harmless Scares”, “Atmosphere Of Horror”, “Global Suppuration”, “Walk Among The Dead” e “On The Edge”, verdadeiras hecatombes musicais.

Gravado no Estúdio Multimídia, em Belo Horizonte, o álbum teve sua produção, mixagem e masterização realizadas por Dennis Israel, no ClintWorks Arts, em Hamburgo, Alemanha. O resultado final soa perfeito, já que apesar de ser possível escutar todos os instrumentos com clareza, ainda assim soa como um álbum de Grindcore. A capa é uma bela obra de Pedro Felipe (Ars Moriendee), e se encaixa perfeitamente na proposta musical. Com um peso descomunal, e esbanjando brutalidade e selvageria, Deformed By Law certamente causará surdez aos ouvidos mais delicados, e coloca o Expurgo entre as principais bandas do estilo no cenário mundial. Como diz o título de um velho clássico do cinema italiano, “Brutti, sporchi e cattivi”. Um álbum feio, sujo e mau!

NOTA: 88

Expurgo é:
- Egon (vocal);
- Philipe (guitarra/vocal);
- Sérgio (baixo);
- Anderson (bateria).

Facebook
Bandcamp
YouTube


Um comentário:

  1. Quem tiver interesse em adquirir o CD Digipack, é só mandar email: store@blackholeprods.com
    Valeu!!

    ResponderExcluir