quarta-feira, 28 de março de 2018

Kamala - Eyes of Creation (2018)


Kamala - Eyes of Creation (2018)
(Independente - Nacional)

01. Internal Peace
02. Stay with Me
03. Open Door
04. Something to Learn
05. Purpose of Life
06. Believe
07. Deep Breath
08. Eyes of Creation
09. Wake Up

Eis que após o ótimo Mantra (15) e o EP Consequences of Our Past Vol I (17) (com regravações de canções do 3 primeiros trabalhos), o Kamala lança Eyes of Creation, seu 5º álbum de estúdio. Para quem não conhece a banda, ela surgiu no ano de 2003, na cidade de Campinas/SP, e desde então vêm batalhando duro e enfrentando todas as intempéries de se fazer Metal no nosso país, se caracterizando por um Thrash Metal pesado, agressivo, moderno e técnico. Hoje é um trio formado por Raphael Olmos (guitarra/vocal), Allan Malavasi (baixo/vocal) e Isabela Moraes (bateria/ex-Sinaya, ex-Lethal Storm), que substituiu Estevan Furllan no ano passado.

Mantra foi, para mim, um dos melhores lançamentos de 2015, e por isso eu esperava com certa ansiedade por esse trabalho. E bem, se você estava na mesma situação que eu, posso adiantar que certamente não vai se decepcionar com Eyes of Creation. Em comparação com seu antecessor, temos aqui uma banda com um senso de melodia um pouco maior (o que torna sua música ainda mais cativante), mas que em momento algum soa menos pesada ou agressiva do que antes. Seu Thrash Metal enérgico e vigoroso continua intocado, e isso é uma virtude. Os vocais continuam alternando entre o rasgado e o gutural, com ótimos trabalhos tanto de Raphael quanto de Allan. A dinâmica vocal que os dois dão às canções é muito boa. No que diz respeito ao trabalho de guitarra, ele como sempre está muito bom, com ótimos riffs e solos. Allan e Isabela formam uma parte rítmica que já mostra muito entrosamento e técnica, e em muitos momentos se destacam no álbum.


Não se deixe enganar pela introdução acústica, com harpa e violão, de “Internal Peace”, faixa que abre o trabalho, pois logo ela explode em fúria e agressividade. “Stay with Me” dá sequência ao álbum com bons riffs, refrão forte e esbanjando groove, além de ter um ótimo solo, enquanto “Open Door” tem peso de sobra e de destaca pela ótima variedade vocal imposta por Raphael e Allan. “Something to Learn” se mostra não só uma canção enérgica, como também detentora de ótimos riffs e melodias. É um dos pontos altos de todo o álbum. “Purpose of Life” se destaca pelo uso do didgeridoo (um instrumento de sopro australiano) em seu início, mas também pela boa cadência e peso simplesmente esmagadores. “Believe” é outra que se destaca pelas ótimas melodias e pelo bom groove, assim como a empolgante “Deep Breath”, que conta com a participação especial de Marcus Dotta (Addicted to Pain, Hatematter, ex-Warrel Dane) na bateria, além de um ótimo refrão e riffs fortíssimos. A instrumental “Eyes of Creation” retrata com perfeição o que é o álbum, equilibrando de forma ímpar melodia e agressividade, além de mostrar toda a técnica da banda, e “Wake Up” encerra os trabalhos de forma densa, mesclando momentos acústicos e introspectivos com outros mais pesados e agressivos.

Gravado no Estudio RG (Americana/SP), o trabalho teve a produção, mixagem e masterização realizadas por Guilherme Malosso e co-produção de Yuri Camargo (que formam o duo de Atmospheric Black Metal Motherwood, responsável por um dos melhores lançamentos nacionais de 2017). O resultado final é muito bom, deixando tudo claro e audível, mas sem perder a agressividade. Também foram felizes nas escolhas dos timbres. Já a belíssima capa foi obra de Felipe Rostodella. Se mostrando mais maduro do que nunca, e apresentando um trabalho muito coeso, o Kamala nos presenteia com um álbum de Thrash que esbanja não só agressividade, peso e intensidade, como também criatividade. Certamente é um dos grandes álbuns do estilo que você irá escutar no Brasil esse ano.

NOTA: 86

Kamala é:
- Raphael Olmos (Guitarra/Vocal);
- Allan Malavasi (Baixo/Vocal);
- Isabela Moraes (Bateria).

Participações Especiais:
- Corentin Charbonnier (Harpa em “Internal Peace”)
- Victor Martins (Didgeridoo em “Purpose in Life”)
- Marcus Dotta (Bateria em “Deep Breath”)

Facebook
Instagram
Soundcloud
YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário