segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Miss May I - Shadows Inside (2017)


Miss May I - Shadows Inside (2017)
(Nuclear Blast/Shinigami Records - Nacional)


01. Shadows Inside
02. Under Fire
03. Never Let Me Stay
04. My Destruction
05. Casualties
06. Crawl
07. Swallow Your Teeth
08. Death Knows My Name
09. Lost In The Grey
10. My Sorrow

O Metalcore não é um estilo pelo qual muitos morrem de amores. Sendo assim, não é de se surpreender que muitos fãs de música pesada no Brasil desconheçam por completo o trabalho dos americanos do Miss May I. Formado no ano de 2006 pelos colegas de escola Levi Benton (vocal). B.J. Stead (guitarra), Justin Aufdemkampe (guitarra), Ryan Neff (baixo) e Jerod Boyd (bateria), o grupo se mantém junto até os dias atuais (Ryan chegou a sair em 2007, mas retornou em 2009) e com Shadows Inside chega ao seu 6º álbum de estúdio.

Sim, esse é o 6º trabalho do quinteto, o que me deixou um tanto curioso sobre nunca tê-lo escutado, afinal, mesmo não sendo meu estilo preferido, até pelas obrigações do A Música Continua a Mesma, acabo escutando Metalcore, e até mesmo aprendendo a gostar de alguns nomes envolvidos nesse cenário. Sendo assim, lá fui eu pesquisar sobre o grupo e escutar seus trabalhos anteriores, Apologies Are for the Weak (09), Monument (10), At Heart (12), Rise of the Lion (14) e Deathless (15). Após isso, me deparei com uma boa banda, mas digamos assim, um tanto preguiçosa. Sim amigos, preguiçosa! Mas vamos lá explicar melhor o que quis dizer com isso.

Em primeiro lugar, o Miss May I é sim, uma boa banda de Metalcore (e não é sem motivos que tem uma boa cotação entre os fãs do estilo). Sua música, mesmo sem qualquer inovação, apresenta muitas qualidades. Em Shadows Inside temos peso, bons riffs (os melhores apresentados por eles até hoje), melodias aos montes, refrões cativantes e aquela já esperada mescla de vocais mais agressivos com outros mais limpos. Mas perceberam que nada do que citei aí em cima é propriamente uma novidade? Tudo aqui está dentro do padrão esperado de um trabalho do estilo. É como se estivéssemos diante de um grupo que está satisfeito com o nível em que se encontra, sem a mínima preocupação de crescer e dar aquele passo a mais que separa as boas bandas dos grandes nomes.


Essa acomodação, essa preguiça em evoluir minimamente a sua música, acaba por prejudicar um pouco a banda. Tendo ouvido sua discografia por completo, posso dizer que, excetuando-se pelo trabalho muito mais inspirado das guitarras, eu poderia colocar qualquer faixa presente nesse Shadows Inside em algum outro trabalho da banda, como At Heart ou Monument, que tal fato passaria desapercebido. A sorte é que os caras são competentes dentro do que fazem e apresentam músicas bem diversificadas e coesas (você não fica com a impressão de escutar sempre a mesma canção). Das 10 faixas aqui presentes, posso destacar a ótima e enérgica faixa título, “Under Fire”, onde os vocais limpos funcionam muito bem, “My Destruction”, com sua boa introdução acústica e ótimas melodias (me lembrou muito a atual fase do In Flames) e “Swallow Your Teeth”, com seu bom trabalho de guitarras e ótimo refrão (os coros são realmente contagiantes).

O trabalho de produção ficou a cargo de WZRD BLD (We Came As Romans, Motionless In White) e Nick Sampson (Born Of Osiris, Asking Alexandria, We Came As Romans), com mixagem realizada por Andrew Wade (A Day To Remember, The Dead Rabbitts, Wage War) e masterização do renomado Alan Douches (Killswitch Engage, Beneath the Massacre, All That Remains, The Agonist, God Forbid). A qualidade obviamente é das melhores. Sem nada propriamente novo, mas maximizando suas qualidades, o Miss May I pode até não conquistar novos territórios com Shadows Inside, mas certamente irá agradar em cheio aos fãs do estilo.

NOTA: 7,5

Miss May I é:
- Levi Benton (vocal);
- B.J. Stead (guitarra);
- Justin Aufdemkampe (guitarra);
- Ryan Neff (baixo);
- Jerod Boyd (bateria).

Homepage
Facebook
Twitter
Instagram


Um comentário:

  1. Muito bom! Gostei bastante da review! Nunca me foquei muito em Miss May I mas vou ter de ouvir isto. Excelente blog e por favor, continue com este projeto ;)

    ResponderExcluir