quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Rotting Christ - Abyssic Black Cult (2017)


Rotting Christ - Abyssic Black Cult (2017)
(Heavy Metal Rock - Nacional)


Satanas Tedeum (Demo 1989):
01. The Hills of the Crucifixion
02. Feast of the Grand Whore
03. The Nereid of Esgalduin
04. Restoration of the Infernal Kingdom
05. The Sixth Communion
Ade’s Wind (Demo 1992):
06. Fgmenth, Thy Gift
07. The Fourth Knight of Revelation (1 & 2)
Snowing Still (Promo 1995):
08. Snowing Still
09. One With The Forest
10. The Opposite Bank

Eis que temos em mãos um documento histórico não só para os fãs do Rotting Christ, como para todos os apreciadores de música extrema. E o melhor de tudo, exclusivo para nós brasileiros. Isso porque a Heavy Metal Rock teve a brilhante iniciativa de unir em um único CD as demos Satanas Tedeum (89), Ade’s Wind (92) e a Promo Snowing Still (95), intitulando o material de Abyssic Black Cult.

Não se trata de material inédito, mas o que temos aqui não é algo de fácil acesso aos fãs brasileiros, já que tais trabalhos até saíram em CD, vinil e cassete, mas sempre no exterior, e muitas vezes por gravadoras obscuras, o que acaba por tornar o material não só mais difícil de ser encontrado, como também com um preço um pouco mais proibitivo. Além disso, por estar organizado em ordem cronológica, Abyssic Black Cult nos permite observar com clareza como foi se dando a evolução e maturação da sonoridade do Rotting Christ, além de deixar bem claro que sua personalidade musical se fazia presente desde os primórdios.

As faixas iniciais, retiradas da demo Satanas Tedeum, nos mostra um Rotting Christ ainda muito influenciado pelo Death/Black Metal e abusando da crueza. “The Hills of the Crucifixion” esbanja peso e alterna bem passagens mais velozes com outras mais cadenciadas. A cadência é a bola da vez em outro dos destaques iniciais, “Feast of the Grand Whore”, onde podemos observar boas melodias. A velocidade volta à toda na bruta “The Nereid of Esgalduin”, enquanto “Restoration of the Infernal Kingdom” se mostra mais diversificada nesse sentido. “The Sixth Communion” encerra a primeira parte do trabalho mesclando partes mais rápidas com outras de mais cadência, além de possuir melodias interessantes.



Em seguida temos as duas faixas retiradas da demo Ade’s Wind, onde já podemos observar uma banda mais evoluída (apesar da qualidade da gravação). Tanto “Fgmenth, Thy Gift” quanto “The Fourth Knight of Revelation (1 & 2)”, que posteriormente estariam presentes no debut dos gregos, Thy Mighty Contract (93), mostram aquele Black Metal com sonoridade mais climática que nos acostumamos a observar em seus primeiros trabalhos. Finalizando o CD, temos o material oriundo da Promo Snowing Still, que mostra o grupo dando um passo à frente em matéria de boas melodias (algumas típicas do Metal Tradicional) e se encaminhando para aquele Dark Metal dos álbuns futuros. Vale dizer que “Snowing Still”, “One With The Forest” e “The Opposite Bank” apresentam diferenças quanto às versões que apareceram no ano seguinte em Triarchy of the Lost Lovers (96).

Com relação à produção, não esperem algo nem próximo do que escutamos nos trabalhos atuais do Rotting Christ. O que temos aqui são músicas oriundas de Demos e Promos do final dos anos 80 e primeira metade dos anos 90. Sendo assim, a sonoridade é bem condizente com o período abordado, soando bem crua e suja. Mas ainda assim é possível distinguir sem esforço todos os instrumentos. Já a parte gráfica foi muito bem elaborada, contando não só com a capa de cada uma das Demos, como também com as letras de cada canção. Realmente um trabalho muito caprichado. No final, o que temos em mãos é um documento histórico exclusivo para o fã brasileiro, obrigatório para qualquer um que curta o trabalho dessa verdadeira instituição grega. Pode correr atrás, pois não vai se arrepender.

NOTA: 8,0

Rotting Christ (Satanas Tedeum):
- Sakis (vocal, guitarra);
- Mutilator (baixo);
- Necrosauron (Themis) (bateria).

Rotting Christ (Ade’s Wind):
- Necromayhem (Sakis) (vocal, guitarra);
- Mutilator (baixo);
- Savron (Themis) (bateria);
- Morbid (teclado).

Rotting Christ (Promo Snowing Still)
- Necromayhem (Sakis) (vocal, guitarra);
- Mutilator (baixo);
- Sauron (Themis) (bateria).

Homepage
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Soundcloud


Nenhum comentário:

Postar um comentário