quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Svoid - Storming Voices of Inner Devotion (2016)


Svoid - Storming Voices of Inner Devotion (2016)
(Sun & Moon Records - Importado)


01. Through the Horizon
02. Crown of Doom
03. Never to Redeem
04. Death, Holy End
05. Eternal
06. A Mind in Chains
07. Lefelé a setét mélységbe
08. Forlorn Heart
09. Bloodline
10. Long I've Gone (Where All Sinks)
11. In Damnation Vast

Eventualmente, alguém chega até mim e me pergunta o porquê de manter um blog que não dá nenhum retorno financeiro, além de consumir uma parte razoável do meu tempo livre. O primeiro motivo é a realização pessoal. Gosto do que faço e vejo o A Música Continua a Mesma como uma ferramenta de divulgação e fortalecimento do underground metálico. Já o segundo motivo é sem dúvida, ter chance de conhecer algumas bandas muito legais, às quais eu certamente não teria acesso de outra forma.

Confesso que desconhecia completamente os húngaros do Svoid até algumas semanas atrás, quando tive acesso ao seu material. Surgidos em 2009, soltaram um EP no ano de 2011, Ars Kha e estrearam com um trabalho completo 2 anos depois, intitulado To Never Return. Após 3 anos de hiato, no ano passado lançaram seu segundo CD, Storming Voices of Inner Devotion. Musicalmente, definem seu estilo como sendo Anti-Cosmic Metal, mas que podemos traduzir sem medo como sendo Post Black Metal.

Aqui, atmosferas típicas do estilo são mescladas com elementos de Pós-punk e Indie Rock, gerando assim um som bem variado e interessante, com letras que versam sobre o vazio, caos anticósmico e ocultismo. É como se o Watain estivesse fazendo uma jam com o Coven, o Siouxsie & the Banshees e mais alguma banda de Indie Rock inglesa. Falando assim, pode parecer bem estranho, mas a verdade é que o resultado final é bem diferente e dá uma cara própria ao Svoid. Os vocais, na maior parte do tempo soam bem ásperos, agressivos, enquanto as guitarras despejam riffs limpos, ao mesmo tempo que criam um clima bem escuro. Tudo isso é complementado com boas melodias, passagens atmosféricas e certo clima ritualístico.


A faixa de abertura, “Through the Horizon”, retrata bem o que encontraremos durante toda a audição. Riffs com boas melodias, alguns momentos atmosféricos e vocais puxando mais para o Black. As boas melodias se repetem na ótima “Crown of Doom” e em “Never to Redeem”, enérgica, crua e com muito de Indie Rock. Já “Eternal” começa leve, com alguns vocais limpos (que retornam no refrão) e vai crescendo aos poucos, se tornando cada vez mais pesada, com um belo trabalho de bateria. Outros grandes momentos ocorrem em “Forlorn Heart”, com uma boa mescla de Pós-Punk e Gótico e em “Bloodline”, com suas belas melodias e vocais sombrios. As demais faixas mantêm o bom nível do trabalho.

Procurando não ser “só mais uma banda” de Post Black em um cenário que já apresenta certa saturação, o Svoid surpreende com uma música variada, que se destaca principalmente pelas boas melodias e por possuir um clima escuro que a permeia. E com o potencial de crescimento que demonstram aqui, é inevitável ficarmos ansiosos por seus trabalhos futuros.

NOTA: 8,0

Svoid é:
- S (baixo/vocal);
- Gergo (guitarra);
- Dániel (bateria).

Homepage 



Nenhum comentário:

Postar um comentário