terça-feira, 30 de agosto de 2016

Kataklysm - Of Ghosts and Gods (2015)


Kataklysm - Of Ghosts and Gods (2015)
(Shinigami Records/Nuclear Blast - Nacional)


01. Breaching the Asylum
02. The Black Sheep
03. Marching Through Graveyards
04. Thy Serpent's Tongue
05. Vindication
06. Soul Destroyer
07. Carrying Crosses
08. Shattered
09. Hate Spirit
10. The World Is a Dying Insect
Bônus - Live In South Africa
11. Fire
12. Push the Venon
13. Elevate
14. Blood in Heaven

O ano passado foi bem positivo em matéria de lançamentos, diria até surpreendente. Em todas as vertentes do Metal tivemos material de muita qualidade e dentro das mais extremas, um dos mais legais de 2015 foi justamente Of Ghosts and Gods, 12º trabalho de estúdio dos canadenses do Kataklysm. Com mais de duas décadas de estrada, o quarteto hoje formado por Maurizio Iacono (vocal), J-F Dagenais (guitarra e único membro original), Stéphane Barbe (baixo) e Olivier Beaudoin (bateria, estreando em estúdio), sempre nos presenteou com material de qualidade.

Mas bem, com tanto tempo de estrada, é claro que certas coisas acabam por mudar. Sendo assim, se você não escuta o Kataklysm há algum tempo e espera se deparar com algo na linha do que lançaram nos anos 90, como um Sorcery (95), um Temple of Knowledge (98), um Victims of This Fallen World (98), ou mesmo trabalhos do porte do que foi lançado no ínicio dos anos 2000, mais precisamente os excelentes Epic (The Poetry of War) (01) e Shadows & Dust (02), certamente terá uma forte decepção.

Quem acompanha de perto a carreira do Kataklysm, vinha observando a transição entre o Death de outrora e o Death Metal Melódico que já vinham executando nos últimos trabalhos. E bem, podemos dizer que finalmente a mesma foi finalizada. Os momentos mais velozes não se fazem mais tão presentes em Of Ghosts and Gods, que se mostra um trabalho claramente mais diversificado, com muito mais melodias e um ar de modernidade que certamente vai incomodar os mais puristas.

Já na abertura, com a forte “Breaching the Asylum”, com uma levada mais “cadenciada”, podemos observar tais mudanças. Destaque também para o ótimo refrão e para o trabalho do estreante Olivier Beaudoin. A mescla entre agressividade e melodia também dá as caras em “The Black Sheep”, outra de refrão bem marcante, ótimos riffs e que vai fazer você bater cabeça sem sequer notar. Chamam a atenção também a bruta “Marching Through Graveyards”, com alguns momentos bem velozes, a moderna “Thy Serpent's Tongue”, com belíssimo desempenho de Iacono e principalmente, a faixa que encerra o trabalho, “The World Is a Dying Insect”, a mais variada de todas, com riffs que grudam na cabeça, partes atmosféricas bem interessantes e belíssimas melodias.

Produzido pela própria banda, Of Ghosts and Gods teve o trabalho de mixagem e masterização realizados por Andy Sneap (Accept, Exodus, Carcass, Amon Amarth, Kreator, Megadeth, Fear Factory, Saxon, Testamente, dentre muitos outros). Talvez tenhamos aqui a melhor produção já realizada em um álbum do Kataklysm. Já a belíssima capa e todo layout do CD, foi obra da esposa de Maurício, Surtsey, da Ocvlta Designs.

Os fãs mais old school podem até reclamar, mas a verdade é que Of Ghosts and Gods é um álbum consistente, coeso, variado e que mescla de forma equilibrada as melodias e a agressividade. Um dos melhores lançamentos dos canadenses até hoje, e não foi sem merecimento que ganharam em Abril desse ano o Juno Awards, maior prêmio canadense de música, como melhor álbum de Metal de 2015. Um reconhecimento por esse belíssimo trabalho!

NOTA: 8,5

Kataklysm é:
- Maurizio Iacono (vocal)
- J-F Dagenais (guitarra)
- Stéphane Barbe (baixo)
- Olivier Beaudoin (bateria)

Homepage
Facebook
Twitter
YouTube
ReverbNation

Nenhum comentário:

Postar um comentário