quinta-feira, 2 de junho de 2016

Torture Squad – Return of Evil (2016) (EP)


Torture Squad – Return of Evil (2016) (EP)
(Shinigami Records – Nacional)


01. Return of Evil
02. Swallow Your Reality
03. Dreadful Lies
04. Iron Squad

Duas coisas são inegáveis. O Torture Squad é um dos principais nomes do cenário extremo nacional (quer você goste disso ou não) e desde 2002, quando o guitarrista Cristiano Fusco (que era o único membro restante da formação original) saiu da banda, o grupo vem brigando para manter uma estabilidade nesse sentido. De lá para cá já passaram pelo posto de guitarrista, Maurício Nogueira (2002-2008), Augusto Lopes (2008-2011) e André Evaristo (2011-2015), sendo que esse último acumulou a partir de 2012 o posto de vocalista, após a saída de Vitor Rodrigues.

Mas existe outra coisa inegável e que não foi citada. A capacidade de superação de Castor e Amilcar Christófaro (ambos no TS desde 1993), que sempre se mantiveram firmes apesar de todos esses percalços. Olhando por esse lado, Return of Evil é um novo recomeço, já que abandonaram a formação de trio e voltaram a ser um quarteto, com a chegada da vocalista Mayara “Undead” Puertas (ex-Necromesis) e do guitarrista Rene Simionato (Guillotine, Em Ruínas).

Em Return of Evil, temos um Torture Squad renovado, deixando a fase Thrash adotada em Esquadrão de Tortura (13) de lado e voltando a pender mais para o Death Metal de outrora. Isso acaba gerando um trabalho pesado, brutal e carregado de energia, além de já possuir a cara dessa nova formação, pois fica visível a influência dos novos integrantes no que escutamos por aqui. De cara, Mayara se mostra uma vocalista muito mais agressiva que Vitor e André, com seus vocais variando entre o rasgado e o gutural, o que ajudou muito nesse retorno para o lado mais Death. Já Rene se mostra um guitarrista acima da média, e o mais legal, trazendo influências positivas de Metal Tradicional, algo visível nos ótimos riffs e solos que ele apresenta aqui. Vide como exemplo disso, a ótima faixa título.

Vale destacar que tanto Mayara quanto Rene conseguem imprimir suas características mesmo naquelas músicas compostas antes de suas entradas no Torture Squad, o que é o caso de “Swallow Your Reality”, do período de Evaristo e em “Dreadful Lies”, faixa regravada e que está presente no trabalho de estréia do Torture Squad, Shivering (98). O resultado é ótimo! Além das faixas já citadas, temos a surpreendente “Iron Squad”, musical instrumental e que conta com interessantes passagens acústicas, abrindo até mesmo novas possibilidades para composições futuras.

Gravado no Na Cena Studios, Return of Evil contou com a produção e mixagem da banda e de Wagner Meirinho, que também foi responsável pela masterização. Muito boa qualidade, deixando a música do quarteto clara, pesada e bem agressiva, como deve ser. Já a capa foi obra do mestre dos quadrinhos de terror, Eugênio Colonnese, falecido em 2008 e avô de Rene, enquanto o trabalho de design é de João Duarte (www.jduartedesign.com) em parceria com Torture Squad. Aliás, o EP vem embalado em um slidepack bem legal e conta com todas as letras devidamente traduzidas. Uma ótima sacada da banda.

Colocando a faca entre os dentes e disposto a se mostrar ainda relevante, o Torture Squad abre sua nova fase com um trabalho de muita qualidade e que nos deixa ansiosos por um álbum completo, tamanho potencial demonstrado por sua nova formação. É esperar e torcer para que não demore muito.

NOTA: 8,0

Torture Squad é:
- Mayara “Undead” Puertas (Vocal)
- Rene Simionato (Guitarra)
- Castor (Baixo)
- Amilcar Christófaro (Bateria)

Homepage
Facebook
Twitter
Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário