quarta-feira, 15 de junho de 2016

Egregor - Karma (2015)


Egregor - Karma (2015)
(Independente - Importado)


01. Shunyata
02. Inflexion
03. Karma
04. Ilumina
05. Awen
06. Ritual
07. Metamorfosis
08. Mascara
09. Sideral
10. La Luz de Oscuros Recuerdos

Se existe uma coisa que lamento profundamente é o fato de o fã de Metal no Brasil não se ligar no que acontece no restante da América Latina. A quantidade de bandas de qualidade em países como Argentina, Colômbia, Chile, dentre outros é algo que chama a atenção. Mas convenhamos, se a maioria não dá valor sequer às boas bandas que temos em nosso país, exigir tal coisa é um pouco demais. Pois bem, o Egregor surgiu no Chile no ano de 2011, pelas mãos da vocalista Magdalena Opazo, do guitarrista Richard "Ripo" Iturra e do baixista Alejandro Heredia. De lá para cá, soltaram um EP e dois singles até chegar em Karma, seu álbum de estréia lançado no ano passado.

A base de sua sonoridade é o Prog Metal, mas limitar o que escutamos aqui a apenas esse rótulo é um erro. Com uma música carregada de influências modernas, com influências de Doom, Stoner, Groove, Djent e enriquecido com elementos musicais da cultura andina, a definição que a banda se dá, de Metal Eclético, não soa exagero ou pedantismo. Sua música é muito técnica, bem trabalhada e muito equilibrada, fluindo com muita naturalidade e tornando a audição de Karma muito fácil.

O grande destaque aqui realmente fica por conta de Magdalena Opazo. Com sua voz forte e potente, Magda é o maior diferencial do trabalho. Mas de nada adiantaria isso se não tivessemos um belo trabalho da guitarras, que despejam riffs bem fortes e pesados e uma parte rítmica igualmente pesada e que esbanja técnica e variedade. Vale citar também as boas melodias presentes, que em momento algum soam exageradas, mostrando que o Egregor sabe equilibrar muito bem todos os elementos presentes em sua música.

Tudo aqui é muito homogêneo, muito bem feito, mas aponto como minhas faixas preferidas, "Inflexion", "Karma", "Ilumina", "Ritual", "Metamorfosis" e "Sideral". Ah, e sim, o Egregor canta em sua língua pátria.

A produção foi muito bem feita, tendo ficado a cargo de Magdalena e Ripo, que tambem foi o responsável pela mixagem, com a masterização sido realizada no Nova Studios, na Polônia, por Maciej Dawidek. Timbres muito bem escolhidos, clareza e peso bem equilibrados. Já a capa foi obra de Pablo Rebolledo. Karma ainda contou com as participações especiais de Martín Romero (charango e quena), Martín Morales (zampoñas), Pablo Dominguez (percussão) e Héctor León (viejo).

Mostrando muita categoria, criatividade e bom gosto, o Egregor mostra a riqueza do cenário latino e não deixa nada a dever aos grandes nomes do estilo espalhados pelo mundo. Uma banda para se observar de muito perto.

NOTA: 8,0

Egregor é:
- Magdalena Opazo (Vocal)
- Richard Iturra (Guitarra)
- Giancarlo Nattino (Guitarra)
- Alejandro Heredia (Baixo)
- Carlos Hidalgo (Bateria)

Homepage
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário