segunda-feira, 13 de junho de 2016

Dying Suffocation – When I Die (2015) (EP)


Dying Suffocation – When I Die (2015) (EP)
(Independente – Nacional)


01. The Angels
02. When I Die
03. In Search Of Salvation
04. Rivers Of Blood

Por mais que muitos desconheçam, por completa falta de interesse de sair da mesmice, bandas de qualidade surgem a todo o momento no Brasil. O Dying Suffocation é um nome relativamente novo, já que surgiu apenas em 2014 na cidade de Pato Branco/PR, mas já mostra boa maturidade em seu EP de estreia.

O Dying Suffocation trafega pelo Doom Metal, com algumas influências de Death aqui e ali, o que gera uma sonoridade bem soturna. Sua música obviamente é arrastada, pesada, técnica e cadenciada e felizmente, muito bem equilibrada. E o principal motivo de tal fato pode e deve ser atribuído à variedade encontrada aqui.

Um dos grandes problemas de nomes que apostam em canções de duração um pouco mais longa e de maior cadência é conseguir não deixar sua música cansativa após um tempo de audição. Os paranaenses escapam dessa armadilha graças a alguns aspectos bem pontuais em sua música. Os vocais de Claudio Daniel não ficam apenas no gutural, pendendo em alguns momentos o rasgado, dando boa variedade nesse sentido. As guitarras de Alex Habigzang e Fabio Conterno, apesar de não solarem muito, despejam uma quantidade grandes de riffs, sendo outro ponto de diversidade nas composições, algo que também podemos observar no trabalho da parte rítmica, composta por André e Jorge Kichel (baixista e baterista, respectivamente).

São apenas 4 canções, que duram cerca de 32 minutos e que se mostram bem homogêneas quanto à qualidade, ficando até um pouco injusto apontar destaques, mas como sempre teremos lá nossas preferências, as minhas ficam com “The Angels” e “In Search Of Salvation”.

Gravado no Studio Musical Box, a produção ficou a cargo da própria banda e de Julio César, com a mixagem e masterização sendo feitas por Alex Habigzang e Edi Bugança. Temos aqui algo que pende um pouco mais para uma produção orgânica, fugindo das produções plastificadas que se tornaram praxe, mas sem deixar de ter um pé na modernidade. O EP vem embalado em um digipack caprichado com capa e layout elaborados por Marcelo Vasco, o que por si só já demonstra a preocupação da banda em entregar um material profissional.

Seria exagero meu dizer que se mostram totalmente originais, mas mostram competência, criatividade e têm tudo para, em um futuro próximo, darem uma cara 100% própria às composições. Apresentando uma música muito equilibrada, sombria e com um tom fúnebre que tem tudo para agradar em cheio aos fãs de Doom, o Dying Suffocation se credencia desde já como uma das principais promessas do estilo no Brasil. Agora é esperar sair um trabalho completo para confirmar todo esse potencial.

NOTA: 8,0

Dying Suffocation é:
- Claudio Daniel (vocal)
- Alex Habigzang (guitarra)
- Fabio Conterno (guitarra)
- André Kichel (baixo)
- Jorge Kichel (bateria)

Homepage
Facebook
YouTube
Soundcloud
Sangue Frio (Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário