terça-feira, 28 de junho de 2016

Deep Purple – Live in Long Beach 1976 (2016)


Deep Purple – Live in Long Beach 1976 (2016)
(Shinigami Records/earMusic – Nacional)


CD1
01. Intro
02. Burn
03. Lady Luck
04. Getting Tighter
05. Love Child
06. Smoke On Yhe Water/Georgia On My Mind
07. Lazy
08. Homeward Strut

CD2
01. This Time Around
02. Owed to G
03. Guitar Solo Tommy Bolin
04. Stormbringer
05. Highway Star
Bonus (Live in Springfield 1976)
06. Smoke On Yhe Water/Georgia On My Mind
07. Going Down
08. Highway Star

Através da série Deep Purple (Overseas) Live Series, a earMusic já lançou 5 outros títulos contendo material relativamente raro do Deep Purple, Copenhagen 1972, Stockholm 1970, Paris 1975, Graz 1975 e Long Beach 1971. Agora, em seu sexto lançamento, nos apresentam Long Beach 1976, um dos poucos registros ao vivo lançados com a MK IV e aos quais, graças à iniciativa da Shinigami, os fãs brasileiros terão acesso.

Na realidade, essa apresentação não é novidade para os fãs mais ávidos da banda, já que havia sido lançada no ano de 1995 com os títulos de On The Wings of a Russian Foxbat (na Inglaterra) e King Biscuit Flower Hour Presents: Deep Purple In Concert, tendo exatamente essa mesma configuração.  Na verdade, as únicas diferenças são, que finalmente acertaram o nome de “Homeward Strut”, música da carreira solo de Tommy Bolin e que nas versões anteriores vinha erroneamente intitulada como “The Grind”, e a remasterização executada por Nick Watson.

Como já dito, esse é um dos raros lançamentos ao vivo que contam com a MK IV, ou seja, Coverdale, Hughes, Lord, Paice e o guitarrista Tommy Bolin, substituto de Blackmore e que infelizmente veio a falecer naquele mesmo ano, de overdose. Gravado no dia 27 de Fevereiro de 1976, para veiculação no programa King Biscuit Flower Hour, esse trabalho por pouco não foi intitulado Springfield 1976, já que a ideia original era a reprodução do show realizado nesta cidade, cerca de um mês antes. Mas, devido a falhas nas gravações, o mesmo acabou descartado e optaram por gravar a apresentação de Long Beach, ficando da primeira gravação as 3 faixas bônus que aqui encontramos.

O Deep Purple estava em turnê divulgando o “cult” Come Taste The Band, único trabalho de estúdio da MK IV e por isso o repertório do show mescla material desse álbum com alguns clássicos das formações anteriores da banda. O resultado são versões bem interessantes, como “Smoke On The Water”, que acaba terminando em “Georgia On My Mind” (cantada por Hughes), canção popularizada por Ray Charles, mas que recebeu muitas versões antes e depois, com destaque para a de Billie Holiday, nos anos 50. Vale citar também como destaques, “Burn”, “Lady Luck”, “Love Child”, “Stormbringer”, “Lazy” e “Highway Star”.

Forte e carregado de energia, Live in Long Beach 1976 consegue transmitir com exatidão primorosa o que era um concerto do Purple nos anos 70. Uma aquisição mais do que recomendada a todos os fãs do Purple e de boa música.

NOTA: 8,5

Deep Purple:
- David Coverdale (vocal)
- Tommy Bolin (guitarra)
- Jon Lord (teclado)
- Glenn Hughes (baixo/vocal)
- Ian Paice (bateria)

Homepage
Homepage (Now What)
Facebook
Twitter
YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário