quinta-feira, 28 de abril de 2016

Hagbard - Vortex To An Iron Age (2016)


Hagbard - Vortex To An Iron Age (2016)
(Heavy Metal Rock - Nacional)


01. Intro
02. Never Call the Sage to Drink in Your Home
03. Bridge to a New Era
04. Iron Fleet Commander
05. Last Blazing Ashes
06. Death Dealer
07. Relic of the Damned
08. Inner Inquisition
09. Deviant Heathen
10. Shield Wall
11. Outro

Quando estava me preparando para escrever essa resenha, percebi que entre a demo Warriors Legacy e esse segundo trabalho dos mineiros da Hagbard, se passaram apenas 5 anos. Digo isso, pois, por mais que as qualidades e o potencial da banda fossem mais que evidentes em 2011, a evolução do quinteto juiz de forano nesse período foi algo surpreendente. Poucas vezes nessa vida vi uma banda crescer tanto em tão pouco espaço de tempo.

O debut Rise of the Sea King foi um dos melhores CD’s nacionais de 2013, o EP Tales of Frost and Flames, um dos destaques de 2015 e pelas audições aqui feitas, Vortex To An Iron Age deve seguir pelo mesmo caminho e entrar em várias listas de no final de 2016, já que aqui nos deparamos com uma banda ainda mais coesa e madura.

As guitarras de Danilo “Marreta” Souza continuam com aquela característica marcante de despejar ótimas melodias sem abrir mão do peso (tanto um como o outro se encontram mais reforçados aqui), mas conseguindo atingir um patamar acima em matéria de qualidade. Já os vocais urrados de Igor Rhein mantêm a pegada e qualidade dos trabalhos anteriores e contando sempre com o precioso apoio dos vocais limpos do tecladista Gabriel Soares, que se destacam quando surgem. Aliás, o trabalho deste nos teclados se faz digno de aplausos, pois se faz sem exageros e consegue dar um clima Folk/Sinfônico às canções. Já Rômulo “Sancho” Piovezana (Baixo) e Everton “Tonton” Moreira mostram ainda mais técnica e consistência que nos trabalhos anteriores, além de diversidade e peso.

Aliás, diversidade é a palavra de ordem quando falamos do trabalho da Hagbard, pois não são uma simples banda de Folk Metal, já que sua música traz junto elementos de Metal Sinfônico, Viking Metal e Death Melódico. Saca aquela banda que vai agradar fãs do Amon Amarth, do Ensiferum e do Korpiklaani? Então. Vale destacar que as canções aqui presentes deram um passo à frente em matéria de arranjos, que se encontram ainda mais bem trabalhados que no debut e no EP, sendo enriquecidos por belas passagens de violino, corais e vocais femininos.

Dentre as canções aqui presentes, se destacaram aos meus ouvidos “Never Call the Sage to Drink in Your Home”, “Bridge to a New Era”, “Iron Fleet Commander”, “Last Blazing Ashes”, “Relic of the Damned”, “Deviant Heathen” e “Shield Wall”.

Vortex To An Iron Age contou com as participações especiais de Vinicius Faza Paiva no violino, Livia Kodato nos vocais femininos, Luqui Di Falco (Glitter Magic) tocando violão em “Last Blazing Ashes” e Mauricio Fernandes fazendo backing vocals. Gravado em Juiz de Fora/MG, teve a masterização e mixagem feitas na Suécia, por Jerry Torstensson (Dead Dog Farm Studio), que já havia trabalhado em Rise of the Sea King (13). A qualidade ficou totalmente condizente com a grandeza da música da Hagbard. Já a capa é mais um belíssimo trabalho de Marcelo Vasco (Slayer, Borknagar) e casa perfeitamente com a proposta sonora da banda.

Sem querer desmerecer as demais, que possuem sim, muita qualidade, hoje, para este que vos escreve, não existe uma banda de Folk/Viking Metal no Brasil que esteja no mesmo patamar que o quinteto mineiro em matéria de qualidade. Não existem hordas de Vikings no Brasil? Apareça pelos lados de Juiz de Fora e verá que sim, eles estão entre nós!

NOTA: 9,0

Hagbard é:
- Igor Rhein (Vocal)
- Gabriel Soares (Teclado, Vocais limpos e Backing Vocal)
- Danilo “Marreta” Souza (Guitarra)
- Romulo “Sancho” Piovezana (Baixo)
- Everton “Tonton” Moreira (Bateria)

Participações Especiais:
- Vinicius Faza Paiva (Violino)
- Livia Kodato (Vocal Feminino)
- Luqui Di Falco (Violão)
- Mauricio Fernandes (Backing Vocal)

Homepage
Facebook
Google Plus
Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário