quinta-feira, 3 de março de 2016

Tribal – Tribal (2015) (EP)

Tribal – Tribal (2015) (EP)
(Independente – Nacional)


01. The Age of Frustration
02. Broken
03. Unconditional
04. I Become
05. War Against All Odds
06. The Last Stand

Por mais que o fã de Metal no Brasil esteja atrelado a vertentes mais tradicionais do estilo, sempre existirão aqueles mais "antenados" com o que aparece de novo por ai. Esse é o caso do Djent, um digamos, sub-estilo do Metal Progressivo que vêm começando a criar suas raízes por aqui, por mais que o termo as vezes seja utilizado por bandas que nada têm a vercom tal sonoridade. Aprentemente, em alguns casos é legal vc dizer que sua banda tem algo de Djent, apenas para se dizer moderno, mesmo que musicalmente se esteja distante de tal.

Felizmente esse não é o caso do curitibano Tribal, surgido em 2014 e que no ano passado lançou seu autointitulado EP de estréia. E bem, como não poderia deixar de ser em uma banda do estilo, sua música é muito pesada, igualmente muito complexa e técnica, recheada de dissonâncias e diversificada do ponto de vista de estruturas rítmicas. E para enriquecer sua sonoridade, acrescentam uma dose de ritmos brasileiros, o que acaba por dar ao som do Tribal uma caracteristica toda particular, evitando que soem como cópias de bandas consagradas do estilo. Em resumo, apesar das influências, o Tribal soa como o Tribal e não como o Meshuggah, Animals as Leaders, Periphery, etc.

As músicas aqui estão niveladas por cima e certamente os fãs do estilo irão se esbaldar durante a audição do trabalho, mas ainda sim aponto como destaques, "The Age of Frustration", "Broken", " I Become" e "War Against All Odds".

Gravado no Brasil pela própria banda, a produção e a mixagem acabaram sendo feitas na Holanda por Richard Rietdijk, do Textures e bem, a qualidade é excelente e não fica devendo nada a qualquer trabalho vindo lá de fora. Com uma música técnica e complexa, diversificada e carregada de personalidade, o Tribal mostra estréia com o pé direito e vai agradar em cheio fãs de nomes como Tesseract, Textures, Periphery e Meshuggah. Se o Djent é sua praia, corra atrás EP, pois vale muito a pena. Como eles mesmo dizem, "Behold the Tribe!".

NOTA: 8,5

Tribal é:
- Cristiano Fernandes (Guitarra/Vocal)
- Anderson Cielo (Guitarra)
- José Harasim (Baixo)
- Eduardo Sallum (Bateria)

Homepage
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
Google+

Bandcamp

Um comentário: