segunda-feira, 7 de março de 2016

Literatura, Classic Rock e Heavy Metal

Literatura, Classic Rock e Heavy Metal Parte 2
Por Leandro Vianna


Nos últimos anos, o mercado literário voltado para o Rock e o Metal em geral cresceu muito, com o lançamento de diversas biografias e livros que abordam a história dos estilos. Em meio a tantas opções, algumas ótimas ou boas e outras discutíveis, fica até mesmo difícil para o fã de Metal se situar meio a tal avalanche literária. É normal nos depararmos com um livro que trata de nosso artista favorito e bater aquela dúvida se a compra vale ou não a pena.

Sendo assim, o A Música Continua a Mesma irá publicara a cada 15 dias, uma matéria abordando o assunto, com indicações de livros e uma rápida análise de cada um. Devido à grande quantidade de material no mercado, optamos por dividir as matérias por bandas, sendo que nessa segunda parte, abordaremos três lendas do estilo, Led Zeppelin, AC/DC e Kiss. E para facilitar ainda mais, ao final de cada análise, disponibilizaremos links de onde comprar os livros, caso o leitor venha a se interessas pelas obras em questão.

Tem alguma sugestão ou pedido de livros ou bandas que gostariam de ver nas próximas matérias? É só entrar em contato através do e-mail amusicacontinuaamesma@gmail.com

Então coloque um cd, para rodar, bote o volume no talo e boa leitura. 

LED ZEPPELIN


- Luz e Sombra: Conversas com Jimmy Page (Brad Tolinski) Globo Livros


Escirito por Brad Tolinski (Editor Chefe da Guitar World), o livro é uma compilação de diversas entrevistas feitas pelo autor com Jimmy Page e aborda toda sua carreira, inclusive o seu grande e famoso interesse pelo ocultismo. Justamente por isso,boa parte do texto é relatado em primeira pessoa, deixando o material muito mais interessante para o leitor. A forma como Page se revela, sem medos e barreiras, impressiona. De bônus, para enriquecer ainda mais o material, temos diversas entrevistas com amigos de Page falando sobre ele, nomes do calibre de Jeff Beck, Paul Rodgers, John Paul Jones, dentre outros. Um livro simplesmente imperdível.

Submarino
Saraiva
Americanas
Livraria da Folha
Livraria Cultura
Extra
Casas Bahia
Ponto Frio
Livraria Travessa


- Led Zeppelin: Quando os Gigantes Caminhavam sobre a Terra (Mick Wall) Larousse


Me julgo um tanto suspeito para falar desse livro, já que para mim é a melhor biografia já escrita não só a respeito do Led Zeppelin, como sobre qualquer outro artista do meio do Rock/Metal. Sucesso, sexo, drogas, violência, escândalos, processos, o interesse de Page pelo ocultismo (abordado de forma primorosa) e os desdobramentos disso para a carreira da banda, a vida pós-Led, Mick Wall não deixou nada de fora. A carreira da banda e de seus membros é esmiuçada nos mínimos detalhes, em um texto fácil e agradável de ser lido. Um livro mais do que obrigatório.

Submarino
Americanas
Extra
Ponto Frio

- Whole Lotta Led Zeppelin - A História Ilustrada da Banda Mais Pesada de Todos os Tempos (Jon Bream) Agir


Apesar do nome e do farto material fotográfico que possui, o livro de Jon Bream vai muito além de um simples apanhado de fotos da banda. Agregado a esse material, temos resenhas de todos os álbuns, datas das turnês da banda, depoimentos de diversos músicos a respeito do Led, imagens de posters, ingressos e memorabília em geral, além de uma entrevista de Page com Willian S. Burroughs. Imperdível para todo e qualquer fã da banda.

Submarino
Americanas
Extra
Casas Bahia
Ponto Frio
Livraria Travessa


- Led Zeppelin - Fotografias (Neal Preston) Madras


Esse trabalho é uma preciosidade. Para quem não sabe, Neal Preston foi o fotógrafo oficial do Led Zeppelin, contratado por Peter Grant para acompanhar todos os passos da banda dentro e fora do palco.Sendo assim, você já deve imaginar a riqueza de fotos presente nesse trabalho. E para completar o pacote, Preston contextualiza as fotos, deixando tudo ainda mais legal para o fã.

Submarino
Saraiva
Americanas
Livraria da Folha
Livraria Cultura
Fnac
Extra
Casas Bahia
Ponto Frio


- Robert Plant: Uma Vida (Paul Rees) Leya

Jornalista renomado (já foi por exemplo, editor da Kerrang!), Paul Ress refaz aqui toda a trajetória de vida de Plant, indo de sua infância, passando pelos tempos de Led e finalizando em sua vida pós banda. Com depoimentos do próprio Robert Plant e de amigos, Rees desvela sua personalidade, mostrando o homem por de trás de um dos maiores mitos do Rock.

Submarino
Saraiva
Americanas
Livraria da Folha
Livraria Cultura
Extra
Casas Bahia
Ponto Frio
Livraria Travessa

AC/DC


- AC/DC Rock´N´Roll ao Máximo - A História Definitiva da Maior Banda de Rock do Mundo (Murray Engleheart E Arnaud Durieux) Madras


Talvez o mais abrangente e detalhado livro sobre o grupo australiano, que sempre foi avesso a imprensa, com seus membros procurando manter ao máximo sua privacidade. Através de vasto arquivo de informações acumulado por Arnold durante os 25 anos que acompanhou o AC/DC, a dupla aborda o início do grupo, o sucesso, sexo, bebidas, a trágica morte de Bon Scott e como fizeram para superar tal perda e soltar o clássico Back In Black logo em seguida, dentre muitas outras coisas, como imagens de bastidores, discografias, shows, etc. Certamente o livro mais indicado aos fãs do AC/DC.

Submarino
Saraiva
Americanas


- AC/DC – A Biografia (Mick Wall) Globo Editora


Se você esperar aqui o mesmo nível de detalhamento do que vemos na biografia do Led, pode tirar seu cavalinho da chuva. Ainda sim, Mick Wall, com base principalmente em entrevistas antigas e reportagens de arquivo, consegue expor toda a história da banda e a importância de seu núcleo duro, os irmãos Young, não só para todo o sucesso obtido como também para superar os momento de dificuldade pelos quais passaram.

Saraiva
Livraria da Folha
Livraria Cultura
Extra
Casas Bahia
Ponto Frio
Livraria Travessa


- A História do AC/DC - Let There Be Rock (Susan Masino) Companhia Editora Nacional


A jornalista americana Susan Masino é amiga íntima de todos os integrantes do AC/DC, tendo trabalhado por muito tempo com a banda. O resultado disso é um livro que mistura biografia com casos presenciados pela mesma durante esse período, tudo contado em um tom bem informal. Além disso, temos comentários pessoais da autora e respeito dos álbuns e de diversos shows. Um livro no mínimo interessante.

Saraiva

- Os Youngs: Os Irmãos que Criaram o AC/DC (Jesse Fink) Gutemberg


Aqui a história do AC/DC é contada através da relação dos três irmãos Young, já que além de Malcom e Angus, a figura de George, o irmão mais velho, também é bem explorada devido a sua imensa importância para a história da banda. Como os Young reconhecidadmente evitam os holofotes, Fink se baseou principalmente em depoimentos de ex-membros e músicos que tiveram a oportunidade de conviver com a banda.

Submarino
Saraiva
Americanas

KISS


- Makeup To Breakup: Minha Vida Dentro e Fora do Kiss (Peter Criss) Lafonte


A biografia de Peter é no mínimo esquizofrênica. Por um lado, temos um sujeito boa praça, gente boa, que conta histórias divertidíssimas de sua vida e que arrancam risadas de qualquer um que as ler. Mas por outro lado, temos um senhor rancoroso, vingativo, inseguro e incapaz de assumir as escolhas erradas feitas em sua vida, preferindo culpar Peter e Gene por boa parte delas. Sobra até mesmo para Ace. Ainda sim, um ótimo livro, capaz de render ótimas horas de leitura.

Submarino
Saraiva
Americanas
Extra
Casas Bahia
Ponto Frio
Livraria Travessa


- Uma Vida Sem Máscaras (Paul Stanley) Belas Letras


Se Peter ataca de lá, Paul Stanley ataca daqui. Em sua biografia, não faltam alfinetadas aos montes em seu ex-companheiro de banda, assim como também em Ace e até mesmo em Gene. Apesar disso, o maior foco do livro é sua vida, onde ele realmente faz juz ao título, se revelando como poucos, tratando até mesmo de assuntos como sua deformidade na orelha direita (Para quem não sabe, Paul é surdo do ouvido direito, devido a um problema genético), responsável pelo mesmo sofrer forte bullying na infância e adolescência e a relação conflituosa com seus pais. Um trabalho revelador.

Submarino
Saraiva
Americanas
Livraria da Folha
 
- Nothin To Lose: A Formação do Kiss (1972-1975) (Ken Sharp) Benvirá


Com todo respeito, se você é fã do Kiss, precisa ter essa biografia. Sharp, contando com a colaboração de Gene e Paul e com base em mais de 200 depoimentos de pessoas que acompanharam de muito perto o surgimento do Kiss, esmiuça de uma forma aburdamente detalhada a fase inícial da banda, de seu surgimento até o estouro com o primeiro Alive. Obrigatório é o mínimo a ser falado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário