sexta-feira, 4 de março de 2016

Basttardos - O Último Expresso (2015) (EP)


Basttardos - O Último Expresso (2015) (EP)
(Independente - Nacional)


01. Basttardos
02. Licor de Cereja
03. Despertar do Parto
04. Exilados
05. Terceiro Elemento

Surgido em 2010 no Rio de Janeiro, o grupo carioca Basttardos já havia chamado a atenção quando do lançamento de seu EP de estréia, Dois Contra o Mundo, em 2013. O Último Expresso, segundo trabalho do grupo, foi lançado no final do ano passado e bem, confesso que após a sua audição, lamentei não ter escutado o mesmo antes, já que ele entraria fácil em minha lista de melhores EP's de 2015.

Aqui temos claramente um caso típico de "o que era bom ficou melhor ainda". Soando mais madura e equilibrada, o prezado ouvinte irá se deparar com uma banda que pratica um Rock and Roll carregado de elementos diversos, que passam pelo Rock Alternativo, o Southern e o Hard Rock, gerando assim uma sonoridade bem moderna e agradabilíssima de se escutar. Tudo aqui soa superior ao trabalho anterior. Me impressiona também a capacidade de equilibrar rispidez, ótimas melodias e uma dose de acessibilidade nas canções, algo que não é simples de se conseguir, mas que o Basttardos faz muito bem. Alex Campos se mostra tanto ótimo vocalista como guitarrista, despejando riffs bem fortes e pesados, enquanto a parte rítmica, com Terceiro Elemento (Baixo) e Bernardo Martins (Bateria), faz muito bem a sua parte. Vale destacar também as letras (todas em português), muito boa se acima da média que vemos em muitos casos por ai.

É impossível não notar a espontaniedade presente nas 5 canções aqui presentes e por mais que isso soe clichê, fica difícil destacar uma perante as demais, já que todos os temas são realmente grudentos, mas recomendo uma audição atenta em faixas como "Basttardos", "Licor de Cereja" e "Despertar do Parto" (com uma letra linda abordando paternidade e com a qual qualquer um aqui que seja pai irá se identificar).

Gravado no Fil Buc Productions, O Último Expresso foi produzido pelo próprio Alex Campos e teve masterização e mixagem realizados por Fil Buc. O resultado não foi menos do que ótimo, com o som ficando claro, audível e muito pesado. Já a capa foi obra de Alexandre Ferreira e podemos dizer que é um retrato perfeito do que é o Basttardos. Com uma música carregada de espontaniedade, energia e visceralidade, o grupo carioca se mostra mais do que pronto para lançar seu primeiro trabalho completo de estúdio. E que esse não demore muito mais.

NOTA: 8,5

Basttardos é:
- Alex Campos (Vocal/Guitarra)
- Terceiro Elemento (Baixo)
- Bernardo Martins (Bateria)

Homepage
Facebook
YouTube
Soundcloud
Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário