quinta-feira, 10 de março de 2016

Anneke van Giersbergen, Árstíðir - Verloren Verleden (2016)


Anneke van Giersbergen, Árstíðir - Verloren Verleden (2016)
(Clandestine Music - Importado)


01. Bist Du bei Mir (Gottfried Stölzel)
02. Solveig’s Song (from Peer Gynt) (Edvard Grieg)
03. Het Dorp (Jean Ferrat / Friso Wiegersma)
04. Russian Lullaby (Irving Berlin)
05. Þér ég unni (Árstíðir)
06. Londonderry Air (Danny Boy) (Traditional / Frederic Weatherly)
07. A Simple Song (from MASS) (Leonard Bernstein / Stephen Schwartz)
08. When I Am Laid In Earth (from Dido & Aeneas) (Henry Purcell)
09. Heyr Himna Smiður (Kolbeinn Tumason / Þorkell Sigurbjörnsson)
10. Pavane (Gabriel Fauré)

Anneke van Giersbergen dispensa apresentações, graças a sua voz cristalina e aos trabalhos realizados com o The Gathering, Agua de Annique, The Gentle Storm, Ayreon, sua carreira solo e participações em dezenas de outros projetos. Já o Árstíðir certamente é um completo desconhecido para a maioria dos brasileiros. Esse quarteto islandês pratica uma mistura de Folk, Música Classica e Progressivo, já tendo lançado 3 álbuns de estúdio, 1 Ep e 1 ao vivo. Pois em 2015, resolveram juntar forças para lançar um trabalho composto em grande parte por árias clássicas, rearranjadas pelo Árstíðir para adquirirem uma roupagem mais contemporânea.

Normalmente quando artistas se propõem a realizar um trabalho nesses moldes, já imaginamos algo grandioso, com adições de orquestrações, vocais líricos e tudo mais que se tem direito. Pois a parceira entre Anneke e o Árstíðir optou por uma direção oposta, já que as 10 canções aqui presentes (uma delas composição do próprio quarteto) são mais intimistas, em uma abordagem que pende para um Folk mais minimalista e que agrega elementos clássico/operísticos. Isso, aliado a doce voz de Anneke, acaba por gerar um clima altamente emocional, graças aos diversos momentos delicados e melancólicos que permeiam todo álbum.

O ótimo repertório aqui presente é cantado em 5 línguas diferentes, inglês, francês, holandês, alemão e islandês. Tanto os arranjos feitos pelo Árstíðir, quanto a interpretação dada por Anneke são de muito bom gosto e aponto como destaques "Bist Du bei Mir", "Solveig’s Song", "Het Dorp", "Londonderry Air (Danny Boy)", "When I Am Laid In Earth" e "Pavane".

Minimalista, intimista e agradabilíssimo de se ouvir, Verloren Verleden (Passado Perdido em holandês) é um trabalho que vai agradar em cheio aos fãs de Folk e Clássico. Um álbum para se escutar com as luzes apagadas e deixando a mente relaxar e viajar.

NOTA: 8,5

Formação:

- Anneke van Giersbergen (Vocal)

Árstíðir é:

- Daníel Auðunsson (Guitarra e Vocal)
- Gunnar Már Jakobsson (Guitarra Barítono, Vocal)
- Ragnar Ólafsson (Piano e Vocal)
- Karl James Pestka (Violino, Viola, Vocal)

Anneke van Giersbergen
Homepage
Facebook
Instagram
YouTube
Twitter
Soundcloud
Pinterest

Árstíðir
Homepage
Facebook
Bandcamp
Soundcloud
Instagram
YouTube

Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário