terça-feira, 29 de dezembro de 2015

MELHORES DE 2015 - NACIONAL



Como elaborar uma lista com uma quantidade tão grande de ótimos trabalhos? Adotei então a velha máxima de não estabelecer uma meta e quando alcançasse a meta, dobrar a mesma, já que eu tinha certeza absoluta que ao fechar tal lista, lamentaria ter deixado algo de fora. Resultado? 20 álbuns nacionais listados e mais alguns que ficaram de fora, porque convenhamos, já estava ficando extensa demais. Sendo assim, faço menção honrosa aos seguintes álbuns:

- Mad Dragzter – Master of Space and Time
- Sodamned – Songs For All And None
- Rage Darkness – Engine Of Misanthropy
- Keep Them Blind – All Quiet, All Dead
- MHX’s Chronicles – Infinite Ocean
- Dark Avenger – Alive In The Dark
- Imminent Attack – Welcome to My Funeral
- Monstractor – Recycling Thrash
- Red Razor – Beer Revolution
- A Sorrowful Dream – Passion
- Dr. Sin – Intactus
- Arandu Arakuaa - Wdê Nnãkrda
- Distraught - Locked Forever

Sinceramente, quase transformei esse Top 20 em Top 30 devido a esses álbuns ou em Top 40, devido a alguns que nem citei. Sendo assim, aconselho você, prezado leitor, a dar uma chance a essas bandas e seus trabalhos e porque não, ao Metal nacional em geral, pois garanto que não irão se arrepender.

Então aí estão os 20 álbuns nacionais que mais me despertaram a atenção nesse ano de 2015. Obviamente, sendo uma lista pessoal, não vai agradar a gregos e troianos, assim como tem muita coisa boa que foi lançada e eu provavelmente não consegui escutar, mas discordâncias são aceitáveis e saudáveis, desde que ocorram de forma civilizada. Então, deixemos de enrolação e vamos ao que interessa.

20. Saint Spirit – Mea Culpa


Djent, Hardcore, Metalcore, Groove e Death Metal, tudo isso se mistura para gerar uma sonoridade pesada e moderna. Em Mea Culpa o Saint Spirit conseguiu encontrar uma cara própria para sua música, o que resultou em um dos melhores lançamentos nacionais de 2015! Solte o Kraken dentro de você!

19. Angra – Secret Garden


E quando você não dá mais nada pelo Angra, ele ressurge renovado. A banda vinha em uma espiral descendente, com álbuns fracos e turbulentas mudanças de formação, mas com Fabio Lione assumindo os vocais e Bruno Valverde arrebentando na bateria, além claro, de Kiko, Rafael e Felipe inspirados, acabaram lançando seu trabalho mais diversificado e que certamente vai entrar para o hall de clássicos da banda.

18. JackDevil – Evil Strikes Again


O mal atacou novamente em 2015! Os demônios maranhenses chegaram moendo pescoços alheios e estourando os tímpanos mais sensíveis com seu segundo álbum. O Thrash Old School com um tempero de NWOBHM surge aqui mais refinado, mais bem trabalhado, mas sem perder um pingo da força e energia. Obrigatório em se tratando de Thrash nacional.

17. Pagan Throne – Swords Of Blood


Após um hiato de 5 anos, os cariocas retornaram ainda mais maduros e coesos em seu segundo trabalho. Apresentando um Pagan Black Metal poderoso, pesado, agressivo, mas sem abrir mão de boas melodias, o Pagan Throne nos presenteou com um material de primeiríssima qualidade.

16. Mythological Cold Towers – Monvmenta Antiqva


Os mestres do Doom Metal no Brasil retornaram com seu 5º trabalho de estúdio dando mais uma aula de bom gosto e lançando mais um clássico do estilo. Melancólico, obscuro, soturno, original e absurdamente criativo, esses são adjetivos que podem definir bem Monvmenta Antiqva.

15. Insane Devotion – Infidel


Com uma música veloz, técnica, de alto nível e carregada de energia, o Insane Devotion apresentou em Infidel um Black Metal Sinfônico que procura sair do lugar comum que se enfiou o estilo. E olha, os caras conseguiram. Melódico sem perder a rispidez, esse sem dúvida é um dos grandes álbuns do estilo em 2015.

14. HellLight – Journey Throught Endless Storms


Intenso, obscuro e carregado de emoções, o HellLight retornou com mais uma pequena aula de Doom Metal. Em um trabalho carregado de melodias melancólicas, o grupo paulistano apresentou seu trabalho mais maduro até hoje, feito sobre medida para agradar as almas atormentadas fãs do estilo!

13. Espera XIII – Unexpected Austral Light


Eis um álbum que definitivamente me surpreendeu. Trasbordando criatividade e personalidade, esse grupo oriundo de São Paulo empolga com seu Black/Death Melódico que passa a zilhões de quilômetros de soar genérico. Para mim, uma das grandes revelações nacionais do ano e uma banda a se observar de muito, muito perto.



Se na lista internacional o Baroness entrou de última hora, na nacional isso coube aos mineiros do Project Black Pantera. Praticando um Thrash/Crossover de respeito, estrearam com o pé direito com um debut carregado de energia, intenso e impactante. Uma das grandes revelações nacionais de 2015.

11. Tuatha de Dannan – Dawn of the New Sun


O Tuatha de Danann retornou e da melhor forma possível, soando renovado após um hiato de 11 anos. Menos festivo e mais pesado, agregando elementos mais atuais do Folk Metal e de Progressivo, não podia ter voltado em melhor forma. Belas melodias e harmonias, ótimos riffs e solos e linhas vocais marcantes transformaram Dawn of the New Sun em um dos destaques de 2015.

10. Sympherium – Philosophy Of Symmetry


Esse é um álbum que não poderia ficar de fora da minha lista de forma alguma. Black Sinfônico da melhor qualidade, pesado, agressivo, muito bem equilibrado e elaborado. Nunca escutei uma banda do estilo no Brasil com tamanha competência. Sabe aquela banda com potencial para brilhar e voar alto? Então!

09. Maquinários – Intacto


Stoner, Doom, Classic Rock, Heavy Metal. Tudo isso se mistura na música dos catarinenses da Maquinários, que acabaram por lançar um álbum cativante, envolvente, criativo e empolgante, com ótimas letras em português. Intacto concorre em condições de igualdade com qualquer obra do estilo que venha lá de fora.

08. Lothlöryen – Principles of a Past Tomorrow


Os bardos mineiros voltaram a carga com seu novo trabalho de estúdio e esbanjam criatividade em Principles of a Past Tomorrow, seu melhor álbum até hoje. Mesclando Prog, Power e Folk Metal de forma muito equilibrada e recheado de ótimas harmonias e melodias, esse certamente foi um dos grandes destaques de 2015.

07. Fabiano Negri – Maybe we’ll have a god time...for the last time


Elegante. Esse é o primeiro termo que me vêm à cabeça quando penso no segundo trabalho solo de Fabiano Negri, ex-Rei Lagarto. Aqui ele não se impõe limites e trafega por estilos como Classico Rock, Hard, Rock, Progressivo, Pop, Soul (com aquele ar típico dos artistas da Motown) e Funk (o de James Brown, George Clinton e Cia, ok?). Um trabalho para amantes de boa música.

06. Astafix – Internal Saboteur


Variado, intenso, enérgico e mostrando muita maturidade, o segundo álbum do Astafix cumpriu a missão de os colocar de vez entre os principais nomes do Metal nacional. E Wally e Cia ainda homenageiam o saudoso Paulo Schroeber, já que aqui temos suas últimas composições e gravações. Um álbum monstruoso!

05. Desdominous – Uncreation


Death/Black pesado, brutal e que abusa da criatividade e da personalidade, não deixando nada a dever se comparado com as bandas gringas do estilo. Sem exageros, um dos melhores álbuns de Metal extremo que escutei no ano de 2015, seja no Brasil ou no exterior. Se não conhece, corra atrás desse material.

04. Chaos Synopsis – Seasons Of Red


Um verdadeiro massacre sonoro, raivoso e carregado de energia, desses que deixam pescoços moídos. Está ai a melhor definição para Seasons Of Red, terceiro trabalho de estúdio do Chaos Synopsis. É Thrash Metal curto, grosso e agressivo, como todo álbum do estilo deve ser.

03. Kamala – Mantra


Um dos melhores (se não o melhor) álbuns de Thrash Metal do ano de 2015. Moderno, pesado, agressivo e chegando a resvalar no Death Metal, temos aqui uma música cheia de personalidade e que é enriquecida com elementos de música indiana/oriental. Um desses álbuns obrigatórios na coleção de fãs do estilo!

02. Krisiun – Forged In Fury


Por pouco, mas muito pouco mesmo, o novo álbum dos gaúchos não encabeçou essa lista, já que é um dos melhores álbuns de Metal lançados no mundo em 2015. Ríspido, pesado e brutal, Forged In Fury é a mais perfeita personificação do mal já lançado pelo trio gaúcho.


01. Saturndust – Saturndust


Simplesmente o álbum mais surpreendente de 2015. Em seu primeiro álbum completo, o paulistano Saturndust dá uma aula com sua mescla de Doom, Stoner, Space Rock e Psicodélico. Já na sua estreia, conseguiram apresentar um álbum que mesmo deixando explicitadas suas influências, consegue soar original, algo dificílimo de conseguir nos dias de hoje.

4 comentários:

  1. Que lista DUCARALHO , hein ! Parabéns ! Grande seleção realmente . SÓ O LOTHLÖRYEN , KAMALA & FABIANO NEGRI já valem a lista toda .

    ResponderExcluir
  2. https://www.youtube.com/watch?v=EaI90Yj1Qqc

    ResponderExcluir
  3. Só é meio triste ver tanta banda brasileira cantando em Inglês. O Project46 já mostrou pra todo mundo que o caminho é cantar em Português, raramente uma banda brasileira ganha uma grande projeção lá fora e nisso acabando desperdiçando o potencial que existe no próprio quintal de casa.

    ResponderExcluir