sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Pyogenesis – A Century In The Curse Of Time (2015)




Pyogenesis – A Century In The Curse Of Time
(Shinigami Records – Nacional)

01. Steam Paves Its Way (The Machine)
02. A Love Once New Has Now Crown Old
03. This Won’t Last Forever
04. The Best Is Yet To Come
05. Lifeless
06. The Swan King
07. Flesh And Hair
08. A Century In The Curse Of Time

Houve uma época não tão distante, onde redes sociais eram inexistentes (ou quase isso). Sim, prezados leitores mais novos, vocês podem até não acreditar, mas Facebook, YouTube e afins são relativamente recentes e um tanto quanto inimagináveis tempos atrás. Nessa época, poucas eram as opções que os fãs de Metal possuíam para ter acesso a novas bandas. Basicamente as revistas impressas que chegavam mensalmente nas bancas e alguns raros programas de TV e rádio.

Isso tudo é apenas para dizer que as referências que eu possuía a respeito do Pyogenesis até então eram as resenhas escritas pelo redator Ricardo Franzin na hoje finada Rock Brigade. Basicamente, o nome da banda me remetia a trechos como “Não bastasse esse Pyogenesis ser um dos mais execráveis lixos musicais já produzidos na história recente do metal europeu (...)” ou “Considerar o que se ouve nas treze faixas desse CD como sendo rock é um sacrilégio, pois o Pyogenesis não é mais uma banda de metal ruim, é uma banda pop ruim.”. Palavras duras, sem dúvida alguma.

Para os que desconhecem o Pyogenesis, a banda oriunda da Alemanha surgiu no ano de 1991 e durou até 2005, tendo retornado a ativa no ano passado. Nesse período de 14 anos, foram lançados alguns Ep’s e 5 Cd’s de estúdio, além de ter vivenciado uma incrível e discutível transformação sonora. Basicamente migraram de um Doom Metal (nos primeiros Ep’s) para uma mescla de Alternativo com Poppy Punk. Dá para entender plenamente a fúria do nobre colega RF.

Sendo assim, confesso que coloquei A Century In The Curse Of Time para rodar com certo receio do que iria escutar, mas à medida que a audição foi transcorrendo, essa desconfiança foi se esvaindo. Ainda sim, precisei de diversas audições para perder um pouco do ranço contra a banda e conseguir pescar a proposta musical do Pyogenesis. A amplitude musical aqui apresentada e muito grande, tanto que em uma mesma faixa podemos escutar elementos de Doom, Death Melódico, Space Rock, Progressivo, Alternativo e até sonoridades mais Pop. Isso faz de sua música algo irrotulável e com uma cara própria, algo raro de se conseguir nos dias de hoje.

Elementos de Alternativo surgem por aqui? Sim, mas ainda sim o quarteto alemão consegue fazer uma música pesada, energética, repleta de ótimas variações vocais e guitarras que despejam boa dose de peso e sujeira, mas sem abrir mão das melodias. A parte rítmica também se destaca pela técnica demonstrada.

Sim, esse é um Cd para headbangers que possuem a cabeça mais aberta e que certamente não irá agradar em nada os mais tradicionalistas. Ainda sim, quando você finalmente consegue pescar a proposta por de trás do mesmo, ele acaba por se tornar um álbum muito, mas muito divertido. Aponto como destaques aqui “Steam Paves Its Way (The Machine)”, “A Love Once New Has Now Crown Old”, “This Won’t Last Forever”, “Lifeless” (com um clima que me remeteu ao Paradise Lost em alguns momentos) e “A Century In The Curse Of Time” (com mais de 14 minutos e belas harmonias vocais).

A gravação, produção e mixagem ficaram a cargo do guitarrista, vocalista e tecladista Flo V. Schwarz (único membro original da banda), enquanto a masterização foi feita por Olman Viper. O resultado é excelente, já que deixou as guitarras sujas, pesadas, mas sem tirar a clareza de cada instrumento. Já a belíssima capa é obra de Stanis W. Decker. Vale destacar também a parte lírica, pois esse e um trabalho conceitual, abordando a Revolução Industrial e se impacto sobre a sociedade do século XIX. Por sinal, um tema que permite até mesmo traçarmos um paralelo com os tempos atuais e os efeitos da revolução tecnológica que vivemos.

Melódico, pesado, enérgico, aliando múltiplas sonoridades e conseguindo dar coerência a essa mistura, o Pyogenesis surpreende com um trabalho que vai agradar em cheio aqueles que possuem a cabeça mais aberta para música. E sem dúvida alguma, A Century In The Curse Of Time conseguiu apagar de forma definitiva, certas ideias preconcebidas que esse que vos escreve possuía a respeito do som da banda. Se não conhece esses alemães, está aqui uma ótima chance de fazê-lo!

NOTA: 8,0

Pyogenesis é:

- Flo V Schwarz (Vocal, Guitarra)
- Gizz Butt (Guitarra)
- Malte Brauer (Baixo)
- Jan Räthje (Bateria)





Nenhum comentário:

Postar um comentário