quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Tuatha de Danann – Dawn of the New Sun (2015)




Tuatha de Danann – Dawn of the New Sun (2015)
(Independente – Nacional)

01. We're Back
02. Rhymes Against Humanity
03. The Brave and The Herd
04. An Ultimato
05. Dawn of The New Sun
06. Sack of Stories
07. Immarama
08. Outcry
09. The Craic

Quando surgiram com Tingaralatingadun (01), os mineiros do Tuatha de Danann causaram impacto imediato na cena com sua mistura de Folk com Heavy Metal, obtendo ótima aceitação entre os fãs do estilo. Após isso, seguiram mais dois álbuns com ótima repercussão no meio metálico nacional, The Delirium Has Just Began... (02) e Trova di Danú, participação no Wacken e um surpreendente hiato de lançamentos, que culminou com a saída de Bruno Maia em 2010. A banda ainda durou até o ano de 2012, quando se dissolveu.

Mas seus músicos não ficaram parados no hiato que se seguiu após 2004 e de certa forma mantiveram a chama do Tuatha acessa. Rodrigo Berne (Guitarra, Violões, Vocais) e Rodrigo Abreu (Bateria, Percussão) formaram o Tray Of Gift, onde tocam com ex-membros que participaram do início da banda e Bruno Maia (Vocal, Guitarra, Flauta, Tin e Low Whistles, Banjo, Bandolim, Bourovki) surgiu com outros dois grupos, o Braia, que conta com o tecladista Edgard Brito e o Kernunna (para mim o melhor dos três), onde estão Rodrigo Abreu, Edgard e o novato Alex Navar (Gaita Irlandesa, Tin e Low Whistles). A formação atual do Tuatha ainda é completada por Giovani Gomes (Baixo, Voz). Sendo assim, o inevitável ocorreu e em 2013 anunciaram o retorno.

Esse era um trabalho esperado por muitos com ansiedade, já que existia aquela curiosidade natural de como o Tuatha de Dannan soaria após 11 anos afastados dos estúdios. Dawn of the New Sun apresenta a tradicional mistura de Folk com Heavy Metal que marcou a carreira da banda até então, mas com uma sonoridade renovada se comparada ao que faziam no passado. É visível como nesses 11 anos ocorreu uma evolução técnica de todos os envolvidos, que se tornaram não só músicos melhores, como possuem hoje muito mais feeling. É também um trabalho onde aquele clima festivo de outrora se faz bem menos presente (apesar de ainda estar em cada uma das faixas), além de mais pesado e possuir uma variedade maior do que acostumamos ouvir. Agregando alguns aspectos mais modernos do Folk Metal, Dawn of the New Sun é recheado de melodias marcantes, refrães daqueles bem grudentos (provavelmente forjados com Superbonder), ótimos riffs, solos belíssimos e elegantes, uma parte rítmica afiadíssima, alem de linhas vocais, backings e coros marcantes. Elentos progressivos também foram muito bem trabalhados durante todo o tempo. Como convidados, abrilhantando ainda mais o Cd, temos as participações do lendário Martin Walkyier (ex-Skyclad, Sabbat) e Khadu Capanema (Cartoon, Kernunna). Os maiores destaques aqui ficam por conta de “We're Back”, “Rhymes Against Humanity”, “An Ultimato”, “Dawn of The New Sun” (uma das baladas mais legais que escutei na vida), “Sack of Stories” e “The Craic”.

A produção do trabalho ficou por conta de Bruno Maia, enquanto a mixagem e masterização foram feitas pelo guitarrista do Coroner, Tommy Vetterli (Kreator, Eluveitie). Digamos que fica mais do que evidente todo o cuidado que a banda teve na parte técnica, que ficou em um ótimo nível. Com um álbum cheio de energia, recheado de belas canções e soando renovado, o Tuatha de Danann volta da melhor forma possível. Desde já, Dawn of the New Sun é candidato a estar entre os melhores álbuns nacionais de 2015. Se você é fã, não vai se decepcionar. Que esse seja o primeiro de muitos outros álbuns vindouros!

NOTA: 9,0




  

Nenhum comentário:

Postar um comentário