terça-feira, 7 de julho de 2015

Seu Juvenal – Rock Errado (2015)




Seu Juvenal – Rock Errado (2015)
(Sapólio Rádio – Nacional)

LADO A
01. Homem Analógico
02. Free Ordinária
03. Antropofagia Disfarçada
04. Asfalto
05. Louva-A-Deus

LADO B
01. Um Dia de Fúria
02. Rock Errado
03. Moleque Dissonante
04. A Chuva Não Cai
05. Burca

O nome da banda e do álbum podem fazer você pensar que o grupo mineiro surgido em Uberaba há quase 20 anos e hoje radicado em Ouro Preto, se trate de uma dessas formações de Rock engraçadinho que vira e mexe surgem por ai. Mas ai você pega o vinil (sim, esse trabalho está saindo em vinil) e olha a bela capa elaborada por Dinho Bento e percebe que a coisa não é bem assim. E apesar de não ser um nome muito conhecido nacionalmente, esse já é o 3º trabalho do Seu Juvenal.

Então você coloca o “bolachão” para rodar e acaba tendo uma dessas surpresas positivas. Tentei encontrar uma forma de definir aqui a música praticada pelo Seu Juvenal, mas simplesmente não consegui. Sendo assim, irei transcrever exatamente o que consta no release deles, pois foi a melhor definição que encontrei: “Muito punk para ser metal e muito vintage para ser indie. O Seu Juvenal é daquelas bandas de rock que, na falta de um adjetivo melhor, você chamaria de esquisita.”. Aqui o ouvinte irá encontrar uma base Rock, com os pés fincados nos anos 80 e fortemente mesclado com Punk e Indie/Alternativo, além de toques de Classic Rock, Stoner e até MPB. Durante a audição, nomes como Plebe Rude, Stooges, Pixies, Melvins, New York Dolls, Queens Of The Stone Age e afins, inevitavelmente virão sua cabeça, ou seja, não se trata de um trabalho voltado para os fãs de Metal que tenham a cabeça mais fechada.

Bem, o que sei é que essa mistura toda resulta em um som bem original e interessante, com ótimos e variados vocais de Bruno Bastos, guitarras distorcidas com peso na medida certa (cortesia de Edson Zacca), e a parte rítmica formada por Alexandre Tito (Baixo) e Renato Zaca (bateria), bem firme e variada. As letras são um caso raro. Todas em português, possuem grande qualidade e em muitos momentos beiram a poesia. Elas têm profundidade e questionam de forma muito inteligente o mundo moderno e nossa realidade. Não é coincidência que no release citem nomes como Arrigo Barnabé, Jards Macalé e Itamar Assumpção (se é fã de boa música e não conhece esses caras, está perdendo um tempo precioso), todos letristas fora do comum. Todas as composições aqui são muito boas, mas os maiores destaques ficam por conta de “Homem Analógico”, “Free Ordinária”, “Asfalto”, “Um Dia de Chuva”, “Rock Errado” e “Burca” (minha preferida).

A produção ficou a cargo do guitarrista do Virna Lisi, Ronaldo Gino e ficou muito boa. O resultado final ainda é enriquecido com diversas participações especiais, dentre elas a de Manu Joker (Uganga). Se você não tem a cabeça fechada e curte as bandas citadas mais acima, além de um bom Rock and Roll, certamente irá aprovar o trabalho aqui apresentado. Como diz um trecho de “Free Ordinária”, “Baby, não se preocupe comigo/O que faço são apenas rocks.”. “Seu Juvenal é Rock Errado”, é música da melhor qualidade! Um raro sinal de inteligência no meio do Rock nacional.

NOTA: 8,0



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário