quarta-feira, 22 de julho de 2015

Luis Kalil – Insight (2015)




Luis Kalil – Insight (2015)
(Independente – Nacional)

01. Insight
02. The Journey Has Begun
03. Flying In The Illusion
04. Grey Sky (Interlude)
05. Mr.Fire (feat. Iuri Sanson & Edu Falaschi)
06. The Chase
07. Keeper Alive (feat. Iuri Sanson)
08. Back Home

O fato de um artista ser experiente não significa que o mesmo vá fazer um trabalho de qualidade incontestável, assim como um que possua pouca idade não vai lançar algo propriamente imaturo e sem personalidade. A verdade é que talento não tem idade. Sem ofensa alguma, Luis Kalil ainda é um moleque lá com seus 15 anos de idade (nessa idade eu me limitava a jogar bola e escutar meus vinis de Metal). Mas olha, prezado leitor, ele é um moleque danado de talentoso com uma guitarra nas mãos!

Insight é seu trabalho de estréia e apresenta 8 músicas, sendo uma delas um interlúdio e apenas duas contendo vocais (feitos apenas por Iuri Sanson do Hibria e Edu Falaschi do Almah). Basicamente um cd instrumental, apresenta em sua sonoridade uma mescla bem interessante de Power, Prog e toques bem interessantes de música brasileira, que enriquece bastante o resultado final. O que mais impressiona aqui é que em momento algum nos deparamos com aqueles exageros masturbatórios que são muito comuns em boa parte dos trabalhos solos de guitarristas por ai, já que Kalil mostra possuir muita sensibilidade musical, sendo capaz de destilar toda a sua técnica sem abrir mão em momento algum da musicalidade. Outro fator que ajuda demais na audição do trabalho é que as músicas são bem enxutas, com o cd inteiro não chegando sequer a 30 minutos de duração. Isso mostra que o garoto sabe o que faz e consegue ser direto ao passar seu recado, conseguindo aliar como poucos virtuosismo e feeling. As duas faixas que contam com vocais, “Mr.Fire” (dueto entre Iuri e Edu) e “Keeper Alive” (onde apenas Iuri canta), possuem refrões grudentos e que te pegam de primeira, sendo típicas músicas de Power Metal e que nada ficam a dever se comparadas com o que escutamos vindo de bandas do estilo mundo afora. Além dessas, podem ser apontadas como destaque aqui a faixa título, “The Journey Has Begun” e “The Chase”. Ainda sim, nenhuma das demais faixas é desnecessária aqui.

A produção foi feita por Renato Osório (guitarrista do Hibria), tendo ficado muito boa. Deixou tudo claro, 100% audível, mas com peso e muita qualidade. Já a arte é obra de Tiago Masseti (vocalista e guitarrista do Daydream XI) e ficou belíssima, fechando assim um pacote completo de muita qualidade. Talento, bom gosto, criatividade e principalmente, muito feeling, nada disso falta em Insight, um dos trabalhos mais legais que escutei esse ano vindo de um guitarrista. Se você curte Satriani e afins, esse é um álbum imperdível. Esse garoto tem um futuro brilhante pela frente!

NOTA: 8,5




Nenhum comentário:

Postar um comentário