quinta-feira, 2 de julho de 2015

Borealis – Purgatory (2015)




Borealis – Purgatory (2015)
(AFM Records - Importado)

01. Past The Veil
02. From The Ashes
03. The Chosen One
04. Destiny
05. Darkest Sin
06. My Peace
07. Place Of Darkness
08. Welcome To Eternity
09. Sacrifice
10. Rest My Child
11. Purgatory
12. Revelation

Todo banger mais eclético tem suas fases dentro do Metal. Nesse momento, por exemplo, estou em uma de procurar escutar e conhecer bandas com uma pegada mais setentista, mas lá pela segunda metade dos anos 90, andei escutando muito Power Metal Melódico. Não que já não o fizesse antes ou não tenha continuado depois, mas era (é) algo feito com parcimônia. O que me incomoda demais no estilo hoje é a latente falta de criatividade de uma parte considerável das bandas, que se limitam a copiar ipsis literis o que já foi feito com mais qualidade por nomes consagrados do estilo. Falta criatividade.

Dentro desse panorama, a canadense Borealis já havia chamado a atenção de alguns fãs do estilo com seu debut, World of Silence (08), que mostrou uma banda com muito potencial de crescimento, algo que foi confirmado no trabalho seguinte, Fall From Grace (11). Esses álbuns acabaram gerando shows e turnês com nomes como Epica, Kamelot, Sonata Arctica, Evergrey e Saxon, além de uma participação no renomado festival americano ProgPower. Purgatory sem duvida vem para colocar o grupo em uma posição de destaque dentro do cenário Power Metal. Aqui o estilo é fundido com o Prog e o Metal Sinfônico, como têm sido comum nos dias atuais, mas acaba gerando uma sonoridade muito interessante e dando uma cara toda própria a banda. O ouvinte não fica com aquela sensação do “já ouvi isso antes” em nenhuma das 12 faixas presentes, por mais seja possível notar as bandas que serviram de referência para a construção da identidade da Borealis. O maior destaque aqui fica sem dúvida alguma por conta do ótimo vocalista (também guitarrista) Matt Marinelli, que possui um timbre absurdamente agradável e elegante, podendo ser colocado sem o mínimo esforço entre os grandes vocalistas do estilo da atualidade. As guitarras (Marinelli e Mike Briguglio) despejam riffs sólidos e pesados, mas que não abrem mão das ótimas melodias, enquanto a parte rítmica de Jamie Smith (Baixo) e Sean Dowell (Bateria) se mostra bem técnica e competente, sendo capaz de dar variedade as músicas. Já os teclados (Sean Werlick) surgem muito bem encaixados, gerando um clima sinfônico graças aos ótimos arranjos e enriquecendo o resultado final. Já os refrões são exatamente como devem ser, ou seja, grudentos. Destaques ficam por conta de “Past The Veil”, “From the Ashes” (onde rola um dueto com a vocalista Sarah Dee), “The Chosen One”, “Destiny”, “My Peace”, “Sacrifice” e “Purgatory”.

A produção é da melhor qualidade e consegue dar um ar moderno as guitarras, mas sem descaracterizar o estilo da banda. Isso ajuda muito no resultado final, já que em momento algum a música do grupo soa datada. Curte nomes como Nocturnal Rites, Kamelot, Evergrey, Savatage ou Symphony X? Então meu amigo, Purgatory é mais do que indicado para você, é simplesmente obrigatório, pois estamos diante de um clássico contemporâneo do Power Metal Melódico. Guarde bem esse nome, Borealis, pois ainda irá escutar falar muito deles. Duvido que um álbum do estilo bata esse em 2015.

NOTA: 9,0




Nenhum comentário:

Postar um comentário