quinta-feira, 23 de abril de 2015

Faith No More - Sol Invictus (2015)




Faith No More - Sol Invictus (2015)
(Ipecac Recordings - Importado)

01. Sol Invictus
02. Superhero
03. Sunny Side Up
04. Separation Anxiety
05. Cone of Shame
06. Rise of the Fall
07. Black Friday
08. Motherfucker
09. Matador
10. From the Dead

Mesmo não sendo propriamente uma banda de Heavy Metal no conceito tradicional da palavra, o Faith No More (ou Fênêmê para os mais íntimos) sempre teve o respeito dos fãs do estilo, principalmente devido ao multiplatinado álbum The Real Thing (89). Outra prova desse respeito é a influência que seu trabalho exerceu sobre as bandas de estilos mais modernos do Metal, como System Of A Down ou Korn (King For A Day Fool For A Lifetime (95) é um álbum essencial para se entender o que viria a ser o New Metal). Quando anunciaram seu retorno aos palcos em 2009, muitos fãs começaram a alimentar a esperança de um novo Cd de inéditas, mas isso parecia ser um sonho distante. Eis que finalmente tal sonho se concretizou, tomando forma através de Sol Invictus, primeiro álbum de inéditas do FNM em 18 anos.

Bem, a primeira coisa que devemos recordar é que do Faith No More nunca devemos aguardar o óbvio. Basta lembrar que após The Real Thing, soltaram um álbum absurdamente sarcástico, sombrio e um tanto anticomercial, que foi Angel Dust (92), encaixando em sequência o cru e experimental King For A Day... e finalizando com uma colcha de retalhos que foi o burocrático Album of the Year (97). Sendo assim, o que esperar de Sol Invictus? O tudo e o nada, meus amigos. Heavy Metal, Hard Rock, Alternativo, Blues, Pop, Country, Punk, Groove e mais uma infinidade de elementos surgem durante os pouco mais de 40 minutos de duração do trabalho. Todos os rótulos e ao mesmo tempo nenhum deles, isso é a música do Fênêmê, algo único e incomparável. Duas coisas me chamaram bem a atenção durante a audição: este é um trabalho enxuto, sendo um dos álbuns mais curtos da carreira dos americanos e apresenta uma uniformidade surpreendente, se levarmos em conta o grande espectro de estilos aqui abordados. Tudo aqui se encontra no exato lugar que deveria. Mike Patton continua sendo um vocalista único e sua voz é um dos pontos altos de Sol Invictus, já que a forma como ele consegue variar suas vocalizações é algo que beira o absurdo. Billy Gould e Mike Bordin se mostram brilhantes e formam uma das duplas mais competentes do Rock/Metal, pois conseguem segurar todo o peso da música lá atrás. Jon Hudson pode não ser Jim Martin, mas se mostra um guitarrista para lá de talentoso enquanto Roddy Bottum mostra a mesma categoria de sempre, sabendo o momento exato de encaixar seus teclados nas músicas. Destaques? Eu poderia cair naquele clichê que todas as músicas são excelentes e que é difícil destacar algumas e é exatamente o que farei. É uma tarefa hercúlea apontar as melhores aqui, pois o nível é dos mais altos. E como adoro um clichê, cairei em outro aqui, destacando as faixas que considero melhores (mesmo tendo dito que isso era quase impossível). Escute “Superhero”, “Sunny Side Up”, “Separation Anxiety”, “Rise of the Fall”, “Black Friday” e “Matador”.

Sol Invictus não é um trabalho de fácil digestão, mas a cada audição ele vai crescer mais e mais e quando você se der conta, estará simplesmente viciado no mesmo, já que além de possuir ótimas melodias, ele transpira honestidade. Ouso dizer que esse é o melhor álbum de retorno de uma banda que escutei até hoje. Uma definição para esse trabalho? Insano, assustador e desconfortável, mas não menos maravilhoso. Em resumo, um autêntico álbum do Faith No More.

NOTA: 9,0




Nenhum comentário:

Postar um comentário