quinta-feira, 30 de abril de 2015

Europe - War Of Kings (2015)




Europe - War Of Kings (2015)
(UDR Music - Importado)

01. War Of Kings
02. Hole In My Pocket
03. The Second Day
04. Praise You
05. Nothin To Ya
06. California 405
07. Days Of Rock n Roll
08. Children Of The Mind
09. Rainbow Bridge
10. Angels (With Broken Hearts)
11. Light Me Up
12. Vasastan (Bônus Track)

Quando falamos de Black Sabbath, lembramos-nos de “Paranoid”, Ozzy, Iommy. Quando falamos de Deep Purple, “Smoke on the Water”, Gillian, Blackmore. Led Zeppelin? Para a maioria das pessoas normais, Plant, Page, “Starway to Heaven”. Maiden? Dickinson, Harris, “Aces High”. Mas quando falamos de Europe, as relações feitas são laquê, Hard farofa, “Carrie” e “The Final Countdown”. Pode parecer engraçado, mas levando em conta os ótimos trabalhos lançados desde seu retorno, nada soa mais injusto com o quinteto formado por Joey Tempest (vocal), John Norum (guitarra), John Léven (baixo), Ian Haugland (bateria) e Mic Michaeli (teclado) do que isso.

 E não é exagero de minha parte. Dias atrás, ao comentar com uma amiga que estava fazendo a audição de War Of Kings, 10º trabalho de estúdio do Europe, escutei ela exclamar: “Nossa, você gosta dessas bandas farofas?”. Imaginem qual não foi a surpresa dela ao receber alguns áudios enviados por mim, com pequenos trechos de canções do álbum e se deparar com um Classic Rock pesado, com influência de Blues e carregado de referências a grandes nomes como Deep Purple, Uriah Heep, Black Sabbath, Glenn Hughes e Led Zeppelin (grande referência da banda nos álbuns pós volta). Sim, prezado amigo leitor, aqueles cabelos armados, aquele som carregado de teclados e “comercial” ficou a muito para trás. Até quando se mete a fazer uma balada, como a belíssima “Angels (With Broken Hearts)”, o Europe passa a milhas de distância das “Carrie” da vida. Sólida, enérgica, com riffs pesados, ótimas melodias de guitarra e teclado (que aparece sem exageros), a música executada pelo quinteto é carregada de sobriedade e de um ar contemporâneo (referências clássicas não significam que a música tem de ser datada). Norum brilha com solos cheios de um feeling único, vide, por exemplo, o que é executado em “Hole In My Pocket”. Os vocais de Tempest parecem não sentir a ação do tempo e estão melhores do que nunca, enquanto a cozinha composta por Léven e Haugland e os teclados de Michaeli esbanjam técnica e bom gosto. Destaques? Além das duas faixas já citadas acima, aponto “War Of Kings”, “Praise You”, “Days Of Rock n Roll”, “Rainbow Bridge” e na versão especial do álbum, a balada instrumental “Vasastan”.

A produção deixa bem claro que a intenção do Europe é soar clássico, mas ainda sim com um ar moderno e atual, tendo a mesma ficado nas mãos de Dave Cobb, responsável pelos trabalhos do Rival Sons, dentre outros. E bem, alcançaram seu intento. Gosta de um Hard clássico, cheio de referências a grandes nomes do estilo, mas ainda sim carregado de personalidade própria? Então pare de perder tempo e corra atrás de War Of Kings, pois esse é um dos melhores trabalhos do gênero que irá escutar em 2015.

NOTA: 8,5




Nenhum comentário:

Postar um comentário