quarta-feira, 18 de março de 2015

Hatematter – Foundation (2015)




Hatematter – Foundation (2015)
(Independente - Nacional)

01. Encyclopedia Galactica
02. The Plan
03. Overthrow
04. An Invisible Force
05. The Last General
06. The 5th Crisis
07. Sterile Reign
08. Shockwave
09. Of Ash and Cinder
10. The First Speaker Spoke
11. Star's End
12. I, Robot
13. Entropy

Surgida no ano de 2007, a banda paulistana Hatematter aposta suas fixas naquilo que se convencionou chamar de Death Metal Melódico ou se preferir, o tal do Som de Gotemburgo. Em seu debut, o bom Doctrines (12), eram abundantes as referências a sonoridade que nomes como In Flames, Soilwork, At The Gates popularizaram nos anos 90, o que convenhamos, não é demérito nenhum. Sua música se aproximava tanto dessas formações, que caso não tivesse sido avisado se tratar de uma banda brasileira, eu teria acreditado estar diante de uma formação sueca.
Foundation é um projeto ambicioso. A proposta foi a de fazer um álbum conceitual que se baseasse na obra clássica de Isaac Asimov, “Fundação”, tendo como personagem central da história Heri Seldon. Para as letras, recrutaram o letrista Thiago Ribeiro e para as artes de capa e encarte, o excelente ilustrador Haral Stricker, responsável por ilustrar umas das HQ mais legais já lançadas no Brasil, “Independência ou Mortos” (todas estão presentes no lyric vídeo de “The Plan”). Só isso já mostra o tamanho da ambição do Hatematter em seu segundo álbum de estúdio. Musicalmente continuam seguindo a mesma linha do debut, mas é evidente que nesse intervalo de tempo amadureceram muito, por mais que em um ou outro momento as influências apareçam com um pouco mais de força. O equilíbrio entre peso, agressividade e melodia é muito bem feito aqui. A dupla de guitarristas Rodrigo Flausino e Mauricio Pastori se sai muitíssimo bem com ótimos riffs e belos solos, enquanto a parte rítmica, a cargo de André Matins (baixo) e Tiago Shade (bateria) mostra muita técnica e variedade. Já o vocalista Guilherme Souza consegue ir dos vocais mais agressivos e guturais até os mais limpos com uma naturalidade e competência incríveis, não deixando nada a dever com relação a alguns grandes nomes por ai. Destaco aqui as faixas “The Plan”, “Overthrow”, “The Last General”, “Sterile Reign” e “Star's End”.
A produção mais uma vez ficou a cargo dos competentes Brendan Duffey e Adriano Daga, não ficando nada a dever as produções gringas do estilo. Com uma proposta ousada, musica de qualidade e muita criatividade, Foundation tem tudo para ser um dos melhores álbuns de Metal Nacional desse ano de 2015. Aos interessados em conhecer o material, ele foi disponibilizado pela banda no Soundcloud, Spotify, Deezer e Google Play. Se fosse você, correria atrás!

NOTA: 8,5



Nenhum comentário:

Postar um comentário