sexta-feira, 20 de março de 2015

Enforcer - From Beyond (2015)




Enforcer - From Beyond (2015)
(Nuclear Blast Records - Importado)

1. Destroyer
2. Undying Evil
3. From Beyond
4. One with Fire
5. Below the Slumber
6. Hungry They Will Come
7. The Banshee
8. Farewell
9. Hell Will Follow
10. Mask of Red Death

Algo que sempre me incomodou nessa leva de bandas surgidas nos últimos anos e que aposta no revival do Metal oitentista (o tal do NWOTHM) é a fixação freudiana que boa parte delas possui pelo Iron Maiden e por quererem emular até mesmo a qualidade das produções do período. Dia desses estava escutando o novo trabalho de uma banda nova que me permitirei não citar o nome aqui e se alguém me dissesse que o mesmo havia sido gravado em 1985, eu realmente teria acreditado. Acabei parando a audição do álbum na metade e colocando um do Chateaux (Fire Power (84)) para rolar, porque se era para escutar algo que soava como se tivesse sido gravado nos anos 80, que eu escutasse algo realmente gravado nesse período.
Serei sincero aqui. Os trabalhos anteriores do Enforcer eram bem agradáveis de escutar, mas ainda sim me faziam jogar a banda na vala comum dos freudianos citados ali acima. Alguns diziam ser injustiça de minha parte e eu era obrigado a admitir que realmente, eles eram bem superiores às bandas que eu incluía nesse grupo, mas sentia que faltava algo a sua música, uma identidade Enforcer. Felizmente, para a alegria dessas pessoas, com o lançamento de From Beyond, posso dizer que a fixação foi curada. Ok, os caras continuam chupinhando as bandas de NWOBHM até o talo e é possível observarmos ecos de Iron Maiden (dos dois primeiros álbuns) e outros nomes do período, como Satan ou Cloven Hoof, só para ficar nesses dois exemplos, mas agora eles aparecem muito mais como referências do que qualquer outra coisa. Sequência natural do álbum anterior, aqui o ouvinte vai encontrar tudo que espera de uma banda de NWOTHM, ou seja, coesão, energia, riffs vibrantes, uma parte rítmica forte que, unidas, resultam em músicas para lá de cativantes e que farão os mais saudosistas entrarem em uma máquina do tempo e retornar a primeira metade da década de 80. Destaques para “Destroyer”, “Undying Evil”, “One with Fire”, “Below the Slumber” e “Hell Will Follow”.
Do ponto de vista da produção, os suecos evitam a armadilha de emular produções do passado, já que conseguem equilibrar bem um clima retrô com um ar mais atual. Ponto para eles. “Ah, mas eles não apresentam nada de novo!”, dirão alguns críticos. Pois é, isso é verdade, mas e daí? Se a música é carregada de energia e divertida, que mal tem em se fazer a roda apenas rodar ao invés de reinventá-la (o que é desnecessário, convenhamos)? Nenhum, convenhamos. Então, quer fazer uma viagem no tempo? From Beyond é a máquina que vai te permitir isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário