segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Maleficarum – Trans Mysterium (2014)




Maleficarum – Trans Mysterium (2014)
(Distro Rock Records/Feed Bizarre Distro – Nacional)

1. Ajagunã (Intro)  
2. Anúbis (Guardião das Tumbas da Morte) 
3. Aqueronte 
4. Cruzada 
5. Ragnarök 
6. Noite de Terror
7. Mictlantecuhtli (Senhor do Reino dos Mortos) 
8. Cântico Maligno de invocação das Sombras  
9. Guerreiros de Satã

O nordeste brasileiro e suas bandas de inegável qualidade. Oriunda do Ceará, a horda Maleficarum é mais um nome a ser incluído na lista de grandes bandas vindas daqueles lados da Terra Brasilis mostrando que há muito tempo o Sul e o Sudeste deixaram de ser o epicentro do Metal nacional. Na estrada desde 2000, algumas demos e um álbum lançado, Inferno (09), finalmente chegam a seu segundo trabalho, após um hiato de 5 anos.
Serei bem direito, assim como a música do Maleficarum. Aqui não tem espaço para frescuras, invencionices e experimentalismos que tomaram conta do cenário Black dos anos 90 para cá. Nada de passagens excessivamente melódicas (aqui temos poucos traços de melodia), orquestrações e coisas do tipo. É Black Metal em estado quase puro (alguns toques de Death e Thrash podem ser percebidos aqui e ali), pesado, brutal, agressivo, com vocais rasgados e acima de tudo, muito ríspido. A velocidade dá o tom aqui e apesar de 9 faixas, Trans Mysterium sequer chega a meia hora de duração, já que boa parte das musicas está na casa dos 3 minutos ou menos. Ainda sim, apesar de toda velocidade imposta, conseguem dar variedade as composições, o que evita aquela impressão de estarmos sempre escutando a mesma música. As letras são em português e abordam obviamente o satanismo e o anti-cristianismo, mas falando de diversas mitologias, como o ouvinte poderá perceber nos títulos das musicas. Os grandes destaques aqui ficam por conta de “Anúbis (Guardião das Tumbas da Morte)”, “Aqueronte”, “Cruzada” e o cover para “Guerreiros de Satã”, do lendário Vulcano. 
A produção é bem crua e soa muito orgânica, mas em momento algum torna os instrumentos inteligíveis. Ponto para a banda. Além disso, Trans Mysterium vem embalado em uma digipack muito caprichada, com uma capa que retrata perfeitamente o conteúdo lírico da banda. Se você é fã de um Black Metal mais cru, ríspido e tradicional, tem a obrigação moral de conhecer essa horda. É o Metal nacional mostrando toda a sua força.

NOTA: 8,0




                                                          
                                                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário