quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Zênite - Following the Funeral (2013)




Zênite - Following the Funeral (2013)
(Distro Rock Records – Nacional)

01. Blood
02. Worms of the Hate
03. Following the Funeral
04. Last Drink of Blood
05. Tears of Horror
06. Last Home
07. Smile Christian
08. Brother of Lucifer
09. Death to the Dawn
10. Return of the Devil
11. Cursed Cemetary

O Zênite já é um veterano da cena nortista, estando na estrada desde o hoje distante ano de 1987. Apesar disso, só lançou seu debut no ano de 2000 (Brutal Enigmatic Prophecies), sendo esse seguido dois anos depois por Tales Of Death. Mas quando parecia que iriam engrenar, veio um hiato de lançamentos que durou 11 anos e que só foi quebrando no ano de 2013, com esse Following the Funeral.
Quem conhece o trabalho do Zênite, sabe exatamente o que irá encontrar aqui. É Death/Thrash pesado, seguindo a linha da boa e velha escola oitentista da qual fazem parte. As guitarras despejam riffs carregados de energia e com ótimas melodias, principalmente no que tange aos solos e a parte rítmica mostra boa técnica e peso, alem de variação. Aliás, vale destacar o equilíbrio que conseguiram encontrar para sua música, conseguindo soar agressivos nas partes mais rápidas e pesados na mais cadenciadas, mas sem pender para nenhum dos dois lados, algo raro nos dias de hoje e que só é possível em se tratando de uma banda com bastante categoria e experiência. Agressivo e visceral, a verdade é que a música do Zênite não abre espaço para frescuras e ataques de modernidade. E porrada o tempo todo, sem dó nem piedade. Maiores destaques aqui vão para “Blood”, “Following the Funeral”, “Worms of the Hate”, “Brother of Lucifer”, “Tears of Horror” e “Last Home”.
A produção ficou a cargo da banda e de Ciero e apesar de estar dentro da proposta sonora do trabalho, poderia ter sido um pouco melhor. Não achega a prejudicar o resultado final, mas é totalmente possível e indicado uma melhora nesse ponto para o próximo trabalho. Já a capa e toda parte gráfica é trabalho de Fernando L. Faria e ficou muito legal, bem condizente com o trabalho. Mostrando a força do Metal nortista, o Zênite apresenta em Following the Funeral seu melhor trabalho, nos fazendo desejar que não demorem mais tanto tempo para soltar material inédito. Se curtir um Death/Thrash Old School, esse é um trabalho muito indicado para você.

NOTA: 8,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário