quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Uganga – Opressor (2014)




Uganga – Opressor (2014)
(Sapólio Rádio – Nacional)

01. Guerra
02. O Campo
03. Veredas
04. Opressor
05. Moleque de Pedra
06. Casa
07. L.F.T.
08. Modus Vivendi
09. Nas Entranhas do Sol
10. Aos Pés da Grande Árvore
11. Noite
12. Who Are The True
13. Guerreiro

Minas Gerais sempre teve tradição no que tange a Metal nacional, vide as grandes e seminais bandas que saíram dessas paragens. Nos últimos anos, um dos nomes de maior destaque tem sido o Uganga, que infelizmente talvez seja mais reconhecida lá fora que em seu próprio país. Com duas turnês pela Europa nas costas (que rendeu até mesmo um álbum ao vivo gravado por lá), chegam agora a seu 4º álbum de estúdio, Opressor.
Que conhece o trabalho do Uganga sabe bem o que vai encontrar aqui. Uma banda que não tem medo de quebrar regras, se recusando a limitar sua sonoridade, na qual você encontra elementos de Thrash, Groove e Hardcore, dentre alguns outros, tudo acompanhado de ótimas letras em português, característica que os acompanha desde o início. O resultado disso não poderia ser outro que não uma música moderna e carregada de agressividade e energia. O trabalho das guitarras é simplesmente excelente, com ótimos riffs, assim como também a parte rítmica, que segura muito bem todo o peso. Os vocais de Manu Joker também se destacam e ele esta cantando melhor que nunca. A criatividade da banda transborda em cada nota aqui tocada, fazendo desse um dos trabalhos mais legais dos últimos anos, em se tratando de Metal feito no Brasil. Destaques inegáveis para “Guerra”, “O Campo”, que fala sobre o holocausto judeu, “Moleque de Pedra”, com participação de Juarez Tibanha (Scourge) e que fala sobre o vício em Crack, “Modus Vivendi”, “Aos Pés da Grande Árvore”, minha preferida e uma versão muito foda para “Who Are The True”, do Vulcano, com participação de Murilo Leite (Genocídio) e Ralf Klein (Macbeth). Ainda sim, todas as demais faixas aqui presentes são de um altíssimo nível.
A produção ficou a cargo de Gustavo Vazquez (Krow, Miasthenia, Black Drawning Chalks) e possui ótima qualidade, estando no mesmo nível de bons trabalhos lançados no exterior. Se mostrando mais maduro e criativo do que nunca, o Uganga acabou por lançar um dos melhores trabalhos de 2014 e que certamente irá constar na lista de muita gente no final desse ano. Se você é desses que não se limita e não se prende a radicalismos toscos, Opressor é o álbum que você estava procurando.

NOTA: 9,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário