quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Joe Bonamassa - Different Shades Of Blue (2014)




Joe Bonamassa - Different Shades Of Blue (2014)
(Voice Music - Nacional)

01. Hey Baby (New Rising Sun)
02. Oh Beautiful!
03. Love Ain't a Love Song
04. Living on the Moon
05. Heartache Follows Wherever I Go
06. Never Give All Your Heart
07. I Gave Up Everything for You, 'Cept the Blues
08. Different Shades of Blue
09. Get Back My Tomorrow
10. Trouble Town
11. So, What Would I Do

Joe Bonamassa, com 12 anos (começou a tocar com 4), foi elogiado por B.B.King após ter feito a abertura do show deste em sua cidade, o que o transforma automaticamente em um cara muito foda e digno de respeito. Se não bastasse isso, em 1993 (aos 16 anos), juntou-se a Barry Oakley Jr (baixo, filho do lendário baixista do The Allman Bros.), Waylon Krieger (vocal, filho de Robbie Krieger-The Doors) e Erin Davis (bateria, filho de Miles Davis), formando o Bloodline (completado pelo tecladista Lou Segreti), uma banda bem legal de Blues/Rock, que lançou apenas um álbum em 1994, mas que ainda sim conseguiu emplacar um single, “Stone Cold Hearted”, na 32ª posição da Billboard. Finalmente em 2000, resolveu sair em carreira solo, lançando de cara um álbum muito elogiado, A New Day Yesterday. De lá para cá, só ascendeu, seja através de ótimos álbuns solo, de participações especiais em trabalhos com outros artistas ou o material que lançou com o finado Black Country Communion.
Com uma carreira muito profícua e que rendeu mais de 20 trabalhos entre álbuns ao vivo e de estúdio nesses 14 anos, não seria exagero dizer que Joe Bonamassa está em seu melhor momento com o lançamento de Different Shades of Blue. Investindo no Blues Rock que sabe fazer com maestria impar, apresenta uma música muito diversificada, trafegando com muita naturalidade entre aquele som tipicamente inglês dos anos 60 e 70 que ele tanto admira (basta lembrar que a faixa de abertura de A New Day Yesterday era “Cradle Rock”, de Rory Gallagher) e o R&B. Se mostrando um compositor de mão cheia, além de muita maturidade e criatividade, nos deparamos com ótimos arranjos e bases, solos de arrepiar qualquer um e um feeling absurdo. O que mais me impressiona é que apesar de toda a sua capacidade, Bonamassa passa longe da masturbação auto-indulgente na qual muito de seus parceiros caem, abrindo inclusive espaço para que todos os músicos que o acompanham brilhem de alguma forma e isso tudo sem tirar em momento algum o foco de sua guitarra. Desde a abertura, com “Hey Baby (New Rising Sun)” (Do mestre Hendrix, única faixa não autoral aqui) até o encerramento com “So, What Would I Do”, tudo aqui é brilhante, tornando uma tarefa hercúlea destacar alguma faixa. As minhas preferidas são “Oh Beautiful!”, “Love Ain't a Love Song”, “Never Give All Your Heart”, “I Gave Up Everything for You, 'Cept the Blues” e a faixa título.
A produção, novamente a cargo de Kevin Shirley, soa simplesmente perfeita, deixando tudo muito orgânico e cristalino. Vale citar aqui também o desempenho de Joe como vocalista, simplesmente perfeito, já que consegue passar muita emoção através deles. Com muita versatilidade e uma identidade bem própria, Bonamassa nos entrega um dos melhores álbuns de 2014. Simplesmente obrigatório para todo e qualquer amante de boa música.

NOTA: 9,5






Nenhum comentário:

Postar um comentário