quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Innvein – Timeless (2013)




Innvein – Timeless (2013)
(Independente – Importado)

01. Blackout
02. Poisoned
03. Timeless
04. Innocence Lost
05. Dead Flowers
06. Crimson Sunset
07. Dust and Oblivion
08. Withering Rose

O headbanger brasileiro é um tanto quanto fechado quando o assunto é o Metal na América Latina, desconhecendo muito do que é feito nos demais países da região, principalmente no que diz respeito a nossos vizinhos mais imediatos. A Argentina sempre foi um celeiro de ótimas bandas, como a lendária V8, Nepal, A.N.I.M.A.L. ou mais recentemente, Skiltron, Climatic Terra, Patan e Triddana, só para ficar nas que recordei de imediato. E de lá que vêm o Innvain, que no ano passado lançou seu debut, Timeless, sobre o qual teço minhas impressões agora.
Ao saber que nossos hermanos apostam no Prog Metal, meu primeiro pensamento foi, “lá vem mais uma dessas bandas firulentas e masturbatórias, com músicas de 10 minutos e músicos que querem mostrar o quanto conseguem tocar de forma técnica e intrincada.”. Bem, quebrei feio a cara, mas a quebrei feliz da vida. O Innvain aposta sim, no estilo supracitado, mas o faz com uma objetividade que poucas vezes vi em uma banda de Prog nesses meus 25 anos de Metal. Sim, sua música possui técnica e um nível de complexidade condizente com a proposta sonora, mas ao mesmo tempo é pesada, com riffs bem agressivos, solos muito bem dosados (em ambos os casos é possível observar uma saudável influência de Metal Tradicional), uma parte rítmica que une peso com uma precisão digna de um relógio suíço e excelente vocais a cargo de Ignácio Rodriguez, que mesmo atingindo tons bem altos, consegue evitar exageros, soar agressivo e não enjoativo. Nesse ponto, cabe também louvar alguns guturais feitos pelo guitarrista Patrício Rodrigues, que dão um diferencial bem interessante a música da banda quando surgem. Os teclados também estão muito bem incorporados às músicas, mostrando que os músicos aqui presentes realmente sabem evitar todos aqueles excessos que atingem a muito de seus pares no estilo. Os grandes destaques aqui ficam com “Blackout”, “Timeless”, “Innocence Lost” e “Dust and Oblivion”.
A produção foi toda feita pela própria banda e possui ótima qualidade, deixando tudo muito bem timbrado e audível. Mostrando muita maturidade, profissionalismo, objetividade e acima de tudo, competência, o Innvain estreou muito bem com Timeless, lançando grandes expectativas sobre seu potencial e até onde podem chegar com sua música. E que os headbangers brasileiros, através do Innvain, deem o primeiro passo para conhecer o Metal de ótima qualidade feito não só por nossos hermanos argentinos, como dos demais países da América Latina. Corram atrás, porque vale à pena.

NOTA: 8,5





Nenhum comentário:

Postar um comentário