terça-feira, 23 de setembro de 2014

Yossi Sassi – Desert Butterflies (2014)




Yossi Sassi – Desert Butterflies (2014)
(Independente - Importado)

01 – Orient Sun
02 – Fata Morgana
03 – Neo Ques
04 – Azadi
05 – Believe
06 – Desert Butterfly
07 – Inner Oasis
08 – Shedding Soul
09 – Jason’s Butterflies
10 – Azul
11 – Cocoon

O israelense Yossi Sassi marcou seu nome na história do Metal como guitarrista e cofundador de uma das bandas mais interessantes e instigantes do estilo, o Orphaned Land (pelo menos na modesta visão deste que vos escreve). Uma das grandes características de Yossi sempre foi a de nunca se impor limites e, sendo assim, não me surpreendi tanto quando ele anunciou seu desligamento da banda que ajudou a fundar e da qual era uma das forças criativas. Por mais que a sonoridade do Orphaned Land tenha sofrido algumas alterações desde seu debut, existiam limitações estilísticas que lhe eram impostas por se tratar de uma banda de Heavy Metal.
Desert Butterflies é seu segundo trabalho solo (1º após sua saída da banda) e vem suceder o bom Melting Clocks (2012). Contando com as participações especiais de Marty Friedman (ex-Megadeth), Ron “Bumblefoot” Thal (Guns n’ Roses) e Mariangela Demurtas (Tristania, Moonspell), esse é um álbum basicamente instrumental, já que apenas duas de suas faixas possuem vocais. Ainda sim, em momento algum o ouvinte sentirá a ausência dos mesmos, tamanha a capacidade de Sassi de fazer uma música que consegue ser ao mesmo tempo complexa, mas de fácil assimilação. Mesclando suas raízes culturais com música contemporânea, ele consegue unir com enorme competência, Oriente e Ocidente, em uma mistura de ritmos orientais, Folk, Jazz e Progressivo.  Criativa, profunda e agradável, a música presente em Desert Butterflies é de uma beleza rara. Maiores destaques aqui vão para a suave “Orient Sun”, “Fata Morgana”, “Believe”, que conta com os belos vocais da italiana Mariangela Demurtas, que canta parte da letra em sua língua pátria, “Desert Butterfly”, que vai remeter o ouvinte aos melhores momentos de Dick Dale (sim, estamos falando se Surf Music) e “Azul”, onde a guitarra de Yossi Sassi brilha profundamente.
Nada aqui lembra o Metal praticado em seus tempos de Orphaned Land. Pode-se dizer que Desert Butterflies é uma pequena joia musical, tamanha sua beleza instrumental. Colocando sua alma em cada nota aqui apresentada, Yossi Sassi nos entrega um trabalho variado, criativo, complexo, mas que se deixa escutar com uma facilidade absurda. Uma verdadeira viagem musical, que foge da mediocridade e do lugar comum que vem se enfiando a música contemporânea.

NOTA: 9,0









Nenhum comentário:

Postar um comentário