terça-feira, 30 de setembro de 2014

Miasthenia - Legados Do Inframundo (2014)




Miasthenia - Legados Do Inframundo (2014)
(Misanthropic Records/Mutilation Records)

01. Deuses Fúnebres
02. Saga ao Xibalbá
03. Entronizados na Morte
04. Sacerdote Jaguar
05. Tok’yah
06. 13 Ahau Katún
07. Senhores do Mitnal
08. Legados do Inframundo
09. Onde Sangram Pagãs Lembranças

Em minha mui modesta opinião, já há muito tempo o Miasthenia se tornou a principal banda de Black Metal de nossa cena, graças a grandes álbuns como Batalha Ritual (2004) e Supremacia Ancestral (2008). Sempre nos presenteando com uma musica ríspida, pesada, letras cantadas em português e com inspiração na mitologia sul americana, retornam após um hiato de seis anos (lançaram apenas um DVD nesse tempo, O Ritual da Rebelião (2011)) com Legados do Inframundo, para a alegria dos amantes da boa musica extrema.
Esse tempo parece só ter feito bem ao Miasthenia, pois a banda amadureceu ainda mais o seu som e o que já era ótimo, ficou melhor. As guitarras estão mais pesadas que nos trabalhos anteriores, o que deixa tudo ainda forte e agressivo, podendo notar também uma grande influência do Metal Tradicional dos riffs e solos (vide o de “13 Ahau Katún”). Outra coisa que me impressionou foi a grande variedade do trabalho apresentado, já que souberam dosar muito bem passagens mais rápidas e agressivas com outras mais cadenciadas e épicas. O teclado aqui é muito bem utilizado, complementando bem as músicas e fazendo com que o Miasthenia passe longe desse Black Metal meigo e delicado praticado por alguns nomes hoje em dia. Aqui não temos espaço para sutilezas, mas sim para uma música brutal, gélida, esporrenta e de uma rispidez que vai assustar os mais desavisados. Hécate, para variar, canta de forma muito agressiva, Thormianak mostra sua costumeira competência e o mais novo da turma, o baterista V. Digger brilha mostrando muita técnica. Maiores destaques aqui vão para “Saga ao Xibalba”, “Sarcedote Jaguar”, “Tok’yah” (a melhor do álbum) e “Legados do Inframundo”. Além disso, vale destacar a clássica “Onde Sangram Pagãs Lembranças”, que teve seus vocais regravados e ganhou nova mixagem.
Odioso, como todo álbum de Black Metal deve ser, Legados do Inframundo não só é um grande trabalho, como também pode ser considerado o melhor álbum do Miasthenia até hoje. Devastador, coeso e maduro, vai estar fácil em qualquer lista de melhores de 2014. Obrigatório para quem gosta de Metal Extremo de verdade.

NOTA: 9,0








Nenhum comentário:

Postar um comentário