terça-feira, 17 de junho de 2014

Mastodon – Once More ‘Round the Sun (2014)




Mastodon – Once More ‘Round the Sun (2014)
(Reprise Records - Importado)

01. Tread Lightly
02. The Motherload
03. High Road
04. Once More ‘Round the Sun
05. Chimes at Midnight
06. Asleep in the Deep
07. Feast Your Eyes
08. Aunt Lisa
09. Ember City
10. Halloween
11. Diamond in the Witch House

Não vou negar que esse certamente era o álbum pelo qual eu esperava mais ansiosamente nesse ano de 2014. Hoje, se existe uma banda capaz de rivalizar com o Paradise Lost no posto de minha preferida, essa é o Mastodon (perde por pouco, mas muito pouco mesmo). E porque isso? Porque desde o seu surgimento, eles vêm se mostrando uma das bandas mais inovadoras e diferenciadas do cenário Heavy Metal em todo mundo, além de sempre nos presentear com trabalhos de qualidade inquestionável.
The Hunter (11), além de excelente, ajudou o Mastodon a expandir mais ainda seus horizontes, seja no campo musical, seja em matéria de número de fãs. Sendo assim, a missão de Once More ‘Round the Sun era das mais indigestas. Conseguiriam eles superar ou ao menos igualar o brilhantismo do seu trabalho anterior? A resposta para isso você já encontra logo na abertura, com a pesada “Tread Lightly”, onde vai perceber que aquela mistura de Classic Rock com Progressivo continua a toda, obstante estar um pouco mais acessível, já que alguns pequenos excessos foram limados. Daí em diante, são guitarras despejando riffs densos e intrincados, solos carregados de ótimas melodias, uma cozinha perfeita, com destaque para o ótimo trabalho de bateria e principalmente, as ótimas e fortes harmonias vocais que sempre marcaram o seu trabalho e fazem do Mastodon uma banda única. Sinceramente, o que o ouvinte irá encontrar aqui é de um nível altíssimo e não existe uma única musica que seja descartável, tornando a missão de apontar destaques algo quase impossível e fazendo de Once More ‘Round the Sun um álbum para ser ouvido como um todo e não em faixas isoladas. Ainda sim, fiz um esforço e aponto como as minhas preferidas “The Motherload” (com um refrão grudento), a faixa título, “Chimes at Midnight”, “Feast Your Eyes” e “Diamond in the Witch House”.
Como sempre, o Mastodon nos deu um álbum consistente, envolvente, pesado e que flui de uma forma absurdamente natural, a ponto de eu simplesmente não conseguir parar de escutar repetidamente o mesmo há dias. Com um clima setentista permeando todo o trabalho, Once More ‘Round the Sun é uma verdadeira viagem musical. E de muito bom gosto, diga-se de passagem. Até o momento, o melhor álbum de 2014.
                                             
NOTA: 9,5




Nenhum comentário:

Postar um comentário