terça-feira, 10 de junho de 2014

In Process – Surgery (2013) (EP)




In Process – Surgery (2013) (EP)
(Inverse Records - Importado)

01. I Am
02. Enemy
03. ...---...
04. Flatline
05. Surgery

Finlândia, Finlândia, sempre me surpreendendo com novas bandas, não é sua linda! Brincadeiras a parte, esse quarteto fundado em 2006 é mais um a vir de tais terras geladas, por mais que em um primeiro momento, ao iniciar a audição desse seu EP de estréia, o ouvinte vá pensar que se trata de uma formação brasileira ou americana. Porque digo isso? Logo entenderá.
Death? Black? Folk? Power? Não, nenhum dos estilos citados. A aposta do In Process é em um Groove Metal enérgico, melódico e bem diversificado, que na maior parte do tempo soa como um amálgama de Slipknot com Sepultura, graças às batidas tribais que enriquecem em muito a música da banda. Justamente por esse último detalhe, apesar do peso e da agressividade aqui presentes (em um momento ou outro resvalam no Thrash), podemos dizer que o foco todo da música dos finlandeses está no ritmo. Ok, a originalidade não é o forte deles, mas isso não chega a ser um grande problema, pois as músicas, obstante um ou outro momento mais cansativo, se deixa escutar sem grandes dramas. A faixa de abertura, “I Am”, já deixa bem claro tudo que o caro leitor irá encontrar aqui. Batidas tribais, vocais agressivos e muita energia. Já “Enemy” é uma faixa totalmente “chupinhada” do Roots, não só em virtude da percussão como também dos riffs de guitarra. Outra que vai remeter demais a banda brasileira é a instrumental “Flatline”, com batidas tribais e que serve de introdução para a última e melhor faixa do trabalho, “Surgery” (mais na linha do Slipknot).
Essa falta de originalidade pode ser perdoada se pensarmos que esse EP é a estreia da banda e que foi lançado originalmente no ano de 2012, de forma independente, tendo sido relançado via Inverse Records no ano passado. Ajuda também o fato do In Process demonstrar muito potencial para crescimento nas cinco faixas presentes em Surgery, o que inevitavelmente nos deixa mais esperançosos que em seu debut, essas arestas sejam aparadas e apresentem um trabalho com mais identidade. Se você é fã das duas bandas citadas aqui, esse é um trabalho que certamente irá gostar.

NOTA: 7,0









Nenhum comentário:

Postar um comentário