sexta-feira, 20 de junho de 2014

Down – Down IV Part II (2014) (EP)




Down – Down IV Part II (2014) (EP)
(Down Records & ADA Music - Importado)

01. Steeple
02. We Knew Him Well
03. Hogshead/Dogshead
04. Conjure
05. Sufferer’s Years
06. Bacchanalia

Quem diria que aquele projeto paralelo fundado em idos de 1991 por Phil Anselmo (na época, no Pantera), Pepper Keenan (na época, tocando no Corrosion of Conformity), Kirk Widstein (Crowbar) e Jimmy Bower (Eyehategod) ainda estaria na praça depois de 23 anos? Nesse meio tempo, o Pantera foi para o espaço, Pepper saiu COC, Kirk resolveu pular do barco ano passado para focar apenas em sua banda principal e Jimmy continua firme e forte e hoje, contando com Patrick Bruders (ex-Crowbar) no baixo e Bobby Landgraf na outra guitarra, talvez possam ser considerados uma das principais bandas de Metal da atualidade.
Como andou dizendo em algumas entrevistas por ai, Phil parece decidido a não lançar mais um CD completo do Down, passando a trabalhar apenas com lançamentos de Ep’s. O resultado disso foi à divisão do 4º álbum do Down em duas partes, tendo a primeira saído no ano de 2012 e a segunda agora. Apesar de não existir muito mistério aqui, afinal de contas, você sabe de antemão que irá encontrar aqui aquela boa e velha junção de Stoner com Southern Rock, com uma influência descarada de Black Sabbath, pode-se dizer que essa segunda parte supera fácil a primeira, que talvez tenha sido o trabalho mais fraco da banda nesses mais de 20 anos (o que não significa que seja ruim). Com ótimos riffs e solos, além é claro, de muito peso, esse é indiscutivelmente um dos trabalhos mais intensos da banda. Pepper em muitos momentos consegue nos remeter ao mestre Tony Iommi e a cozinha formada por Bruders e Bower, em diversos momentos nos remete a Butler e Ward. Até mesmo Phil Anselmo, em algumas passagens, conseguirá fazer o ouvinte se recordar de Ozzy em sua juventude. Não acredita? Escute então a sabbathiana “Conjure” e me diga se não ficou em dúvida o início da mesma? O trabalho inteiro é bem uniforme e de muita qualidade, com destaques também para as ótimas “We Knew Him Well”, “Hogshead/Dogshead” e “Suffer’s Years”.
Com músicos do calibre dos que estão envolvido aqui e pelo histórico da banda, seria realmente impossível não termos um bom trabalho em mãos. Escancarando sem um pingo de vergonha sua influência e paixão pelo Sabbath, o Down nos entrega um álbum daqueles mais que indicados para os amantes do bom e velho Heavy Metal. Muito recomendado.
                                             
NOTA: 8,0







Nenhum comentário:

Postar um comentário