sexta-feira, 13 de junho de 2014

D.A.M – Phantasmagoria (2014)




D.A.M – Phantasmagoria (2014)
(Independente - Nacional)

01. Banished from Paradise
02. Fear (Lunar Body)
03. Phantasmagoria
04. Lord of Dreams
05. Empty (Solar Body)
06. End of Light

Gostem os detratores ou não, o Metal nacional sempre teve a capacidade de gerar boas bandas. Vindo de nosso maior celeiro do estilo, Minas Gerais, o D.A.M é mais uma para entrar nessa lista. Phantasmagoria é um EP de seis faixas, sucessor do bom Tales of the Mad King, lançado ano passado e que já havia chamado alguma atenção para o trabalho dos mineiros (antes haviam lançado outro EP, Possessed).
O D.A.M pratica uma mistura de Death Metal Melódico com Metal Sinfônico/Power Metal e, para situar melhor o leitor, você ira encontrar durante a audição influências de nomes como Children Of Bodom, In Flames (no que se refere à parte Death Metal), Nightwish e Stratovarius (nas partes sinfônicas/melódicas a cargo dos teclados). Chamou-me demais a atenção a grande evolução da banda com relação ao trabalho anterior. Não que Tales of the Mad King fosse um disco ruim, longe disso, mas o que vemos em Phantasmagoria é de impressionar. Mais pesado, agressivo e variado que o trabalho anterior, se mostram muito mais maduros que a 1 ano atrás. As músicas se mostram muito mais intensas, com ótimos riffs e solos, um teclado que não faz só figuração, enriquecendo a música com elementos sinfônicos (mas sem soar derivativo), uma cozinha pesada e precisa e vocais agressivos que se destacam (existem também algumas ótimas passagens com os vocais limpos). Apesar das influências citadas acima, em momento algum o som é genérico, soando como cópia, já que o D.A.M consegue dar uma cara própria ao que faz. Todas as músicas são muito boas e apesar de tudo ser bastante heterogêneo, vale a pena destacar “Banished from Paradise”, “Fear (Lunar Body)” e “Empty Silence (Solar Body)”.
A produção é muito bem feita, com tudo limpo, pesado e totalmente audível, no mesmo nível de produções feitas no exterior. A capa também é muito bem feita (com o já tradicional Ceifeiro presente), sendo outro destaque. Com um salto de qualidade impressionante entre um trabalho e outro, além de equilibrar de forma perfeita momentos melódicos com os agressivos, o D.A.M se credencia a um lugar de destaque dentro do Heavy Metal nacional! Se você curte Death Metal Melódico, eu recomendo! E se você se interessou, o EP está sendo disponibilizado gratuitamente no Facebook da banda.
                                             
NOTA: 8,5

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário