sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Skiltron – Into The Battleground (2013)




Skiltron – Into The Battleground (2013)
(Hellion Records – Importado)

01. Brosnachadh
02. Lion Rampant
03. The Swordmaker
04. On The Trail Of David Ross
05. Besieged by Fire
06. The Brave’s Revenge
07. Mearrsadh Air
08. The Rabbit Who Wanted To Be A Wolf
09. Loyal We Will Stand
10. Prestonpans 1745
11. Esbat

Para aquele que desconhece o trabalho do Skiltron e descobre que os mesmos são argentinos, a pergunta imediata que vêm a cabeça é: “Que raios faz uma banda argentina fazer um álbum de Celtic Folk Metal carregado de gaitas de fole?”. Então, fique sabendo desde já que a Argentina imigrantes escoceses no século XIX. Aliás, a imigração europeia tem grande importância na história do país. Sabendo disso, já não soa tão estranho assim a proposta da banda. Ainda no campo das curiosidades, vale resaltar que os mesmos são pioneiros do estilo em terras argentinas, sendo responsáveis pelo primeiro álbum de Folk Metal argentino.
Mas vamos falar da parte musical que é o que nos interessa aqui. Para aqueles que já conheciam o trabalho do Skiltron, saibam desde já que não ficarão decepcionados com Into The Battleground. Nem mesmo a forte reformulação sofrida pela banda foi capaz de alterar a sonoridade praticada pelos mesmos em seus trabalhos anteriores. As músicas estão bem variadas e nada cansativas, com ótimos riffs, presença marcante da Gaita de Fole (marca da banda) e excelente variação vocal. Por sinal, o álbum conta com a participação de quatro vocalistas, Tony Torlow em maior parte das músicas, Javier Compiano, Javier Yuchechen e Jonne Järvelä (Korpiklaani) em uma música cada. A base da sonoridade aqui é o Power Metal, mas enriquecido por instrumentos como Gaita, Bandolim e Bouzouki (instrumento típico grego). Guardada as devidas proporções, pois são bem diferentes entre si, é algo no estilo do que faz o Turisas.
Após uma rápida introdução, temos a ótima “Lion Rampant”, com seus riffs pesados, gaitas e tambores, sendo um dos grandes destaques do álbum. Dando continuidade, temos a cativante “The Swordmaker” e a inspirada “On The Trail Of David Ross”, com um refrão que vão grudar em sua cabeça. “Besieged by Fire” é a mais pesada de todo o trabalho e se destaca pelos vocais agressivos de Javier Compiano, resvalando no Thrash Metal. Vale a pena destacar também a pesada “Brave’s Revenge”, outra com um refrão para lá de cativante, a ótima “The Rabbit Who Wanted To Be A Wolf”, que conta com os vocais de Jonne Järvelä e “Loyal We Will Stand”, com vocais de Javier Yuchechen.
Into The Battleground pode não apresentar grandes novidades, mas é um álbum absurdamente agradável, com muitas faixas que irão te pegar de primeira, fazendo cantar os refrões quase que instantaneamente e tocar sua Gaita de Fole imaginária pela sala. Se você curte Folk Metal, essa é uma banda que você tem a obrigação de ter em sua coleção.

NOTA: 8,5





Nenhum comentário:

Postar um comentário