terça-feira, 27 de agosto de 2013

Broken & Burnt – Let The Burning Begin (2012)




Broken & Burnt – Let The Burning Begin (2012)
(Independente - Nacional)

01. Short – Sighted Solution
02. Break & Burn
03. Hatred Song
04. The New Me
05. Bleed
06. The Bait I Won’t Bite
07. Those Down (Shall Rise)
08. Tell Me No Lies
09.
Hate Will Grow

Em um passado nem tão distante assim, uma banda necessitava de anos e anos de estrada para conseguir angariar condições de lançar um álbum. Algumas, mesmo tendo qualidade para isso, sequer conseguiam chegar a gravar algo. Felizmente, com todo o desenvolvimento tecnológico dos últimos anos, se tornou muito mais fácil para bandas registrarem seu material independentemente de seu tempo de estrada. É nesse grupo que se encaixa os capixabas do Broken & Burnt. Formado apenas em 2011, já lançaram um EP, Hate Will Grow (2011) e ano passado, seu debut, Let The Burning Begin. Por mais que alguns possam julgar temeroso uma banda com tão pouco tempo já partir para estúdio e lançar um álbum, quando se tem qualidade e talento, isso deixa de ser um problema.
A proposta aqui é, em sua base, o Groove Metal (ou Alcoholic Groove Metal, como eles se definem) que marcou bandas noventistas como Pantera e Machine Head, mas é possível também pescarmos muito de Stoner Metal nas composições do Broken & Burnt. Apesar de suas influências serem bem latentes, em momento algum soam como simples cópias de nomes consagrados do estilo, conseguindo imprimir uma personalidade ao seu som, algo raro em uma banda com tão pouco tempo de estrada. As guitarras estão bem sujas e agressivas e apresentam um bom trabalho de riffs e base, a cozinha mostra muito entrosamento e diversificação e os vocais em alguns momentos podem te remeter a Metallica. O álbum é bem coeso e equilibrado, mas destacaria a abertura com “Short – Sighted Solution”, que possui um refrão marcante, “Break & Burn” bem trabalhada e que remete a Pantera, “Hatred Song”, bem porrada e direta e “Tell Me No Lies”, cadenciada e com certeza a melhor de todo álbum.
O único ponto passível de resalva aqui é a produção do álbum, bem mediana. É algo que provavelmente terá que ser melhorado no futuro. Se o Broken & Burnt não reinventa a roda em Let The Burning Begin, também passa longe de decepcionar. Demonstrando muito potencial, nos deixa ansiosos pelo seu segundo trabalho, que ao que tudo indica, deve sair no primeiro semestre de 2014.




Nenhum comentário:

Postar um comentário