segunda-feira, 13 de maio de 2013

JackDevil - Faster Than Evil (2013)




1- Faster Than Evil
2- Flashlights
3- Bastards In The Guillotine
4- Scream For Me
5- Night Of The Killer

Muito se critica a falta de originalidade das bandas que vem surgindo no cenário hoje em dia, já que na maior parte do tempo, se contentam em copiar quase que descaradamente o que os grandes nomes do estilo fizeram a 30 anos atrás. Mas isso não significa, de forma alguma, que uma banda que se propõem a fazer um som mais tradicional, baseado em grandes nomes do passado, seja ruim. É tudo uma questão de não se cair em certas armadilhas e escapar dos clichês, evitando assim soar como um simples clone. É nesse segundo grupo que se encaixa os maranhenses do JackDevil, que surgem com seu novo EP, Faster Than Evil, sucessor de Under the Satan Command, lançado em 2012 e que os colocou encabeçando diversas listas de revelação do ano.

Apostando num Speed/Thrash com altas doses de NWOBHM, esse trabalho joga o ouvinte numa máquina do tempo, remetendo ao início dos anos 80, época áurea do Metal. Sempre ríspido e intenso, com guitarras muito bem trabalhadas, riffs rápidos e uma cozinha muito competente, o JackDevil não decepciona em momento algum, tornando a audição de seu trabalho fácil e altamente agradável. Com, apenas 5 faixas, o álbum abre com a rápida e agressiva “Faster Than Evil”, para já emendar com “Flashlights”, que possui um riff esmagador e vocais que se destacam. Em “Bastards In The Guillotine”, o grande destaque vai para a cozinha, que se sobressai com grande atuação. Já “Scream For Me” chama a atenção pelo seu ótimo refrão. A essa altura do campeonato, o ouvinte já se encontra com seu pescoço em frangalhos, já que é impossível ficar parado durante toda a audição. É nesse momento que entra a última e melhor faixa do trabalho, a maideniana “Night Of The Killer”. Aqui o som remete muito mais a NWOBHM do que ao Thrash, e é impossível não lembrar dos primeiros trabalhos do Iron durante o recorrer da faixa.

Enfim, temos aqui mais uma grande banda vinda do nordeste, mostrando que o metal nacional não se resume apenas a cena que encontramos no sudeste do país. Escapando dos clichês e não caindo na armadilha da mesmice, apostando num Thrash Old School ríspido e com um tempero de NWOBHM, o JackDevil mostra potencial para voos muito altos, e que logo poderá estar no primeiro escalão do metal nacional.  Agora é esperar um álbum completo e ver se todas as expectativas levantadas após 2 ótimos EP’s se concretizam. Podem ir sem medo, pois esse álbum vale muito a pena.

NOTA:9,0



3 comentários:

  1. Verifique também, vindas de São Luís do Maranhão, as seguintes bandas:

    Fúria Louca

    Royal Dogs

    Smokin' Kills

    E supreenda se com a ilha do caos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas são fodas, e ainda espero ansiosamente pelo o CD da Página 57 e pelas músicas da Amplit e da DRTYFX

      Excluir
  2. Vou procurar conhecer as bandas em questão, com toda a certeza!

    ResponderExcluir