quarta-feira, 15 de maio de 2013

Fanttasma - Another Sleepless Night (2013)




01. Corona
02. The Passing of Nibirus
03. Metropolis
05. The Night Fever
05. Life is War
06. Faith in Vengeance
07. Seven Valleys

A quantidade de boas bandas e bons lançamentos surgindo nesse ano de 2013 no Brasil, realmente tem me impressionado. Agora, a bola da vez aqui é o Fanttasma. Projeto capitaneado pelo ex-guitarrista do Torture Squad e produtor, Rafael Lopes, a proposta aqui é explorar as diversas vertentes do Metal, procurando assim uma sonoridade bem particular. Completam a formação o vocalista Thiago Andrade (Deadly Curse) e o baterista Rafael Galbes. Another Sleepless Night também trás as participações especiais dos vocalistas Daniel Wergan (ex Dying Embrace, Antiqua) e Fernanda Lira (Nervosa), fazendo vocalizações limpas e Áscaris (Imperium Infernale, Eternal Malediction), fazendo vocais mais rasgados.

Particularmente falando, eu rotularia a música do Fanttasma como sendo Avantgard Metal, apesar da base do som ser bem Doom. Passagens mais voltadas ao Death Metal e ao Post Black Metal também podem ser ouvidas nas 7 faixas que compõem esse trabalho. E os caras ainda tiveram a manha de incluir também passagens de saxofone em sua música sem fazer com que isso soasse deslocado e enriquecendo muito sua sonoridade.  O álbum abre com a densa e obscura “Corona” e seus riffs soturnos e vocais agonizantes. Um ótimo cartão de visitas que vai remeter todos que a escutarem ao Katatonia fase Brave Murder Day. Another Sleepless Night é um álbum muito coeso e homogêneo, tornando um pouco difícil destacar uma ou outra faixa, já que o nível de todas é muito alto. Mas por um focinho, cito aqui como maiores destaques, a belíssima e soturna “The Night Fever”, onde as passagens de saxofone foram muito bem encaixadas, “Life Is War”, pesada e que alterna entre a brutalidade e a leveza, se destacando o duelo vocal entre Fernanda Lira e Áscaris e a fúnebre e depressiva faixa que fecha o álbum, “Seven Valleys”

Com um trabalho carregado de diversidade e riqueza musical, o Fanttasma foge da mesmice de sempre com uma sonoridade difícil de definir, composta de riffs pesados e climáticos, cozinha técnica, arranjos muito interessantes e uma atmosfera densa e depressiva. No final, o maior pecado de Another Sleepless Night, acaba sendo sua curta duração, pois suas 7 músicas em pouco mais de meia hora, acabam deixando o ouvinte com um gosto de quero mais. E abrindo um parênteses aqui, até a belíssima capa, inspirada no movimento expressionista, acaba se encaixando dentro da proposta diferenciada da banda.


NOTA: 9,0


Nenhum comentário:

Postar um comentário