sábado, 2 de março de 2013

Saxon – Sacrifice (2013)


Saxon – Sacrifice (2013)
(UDR Music - Importado)


01. Procession
02. Sacrifice
03. Made In Belfast
04. Warriors Of The Road
05. Guardians Of The Tomb
06. Stand Up And Fight
07. Walking The Steel
08. Night Of The Wolf
09. Wheels Of Terror
10. Standing In A Queue

Nem o mais fanático fã do Saxon pode negar que a última década foi parcialmente perdida por essa lenda inglesa, com lançamentos abaixo da expectativa (ao menos quando falamos de Saxon), que culminaram no fraquíssimo Call To Arms, onde a banda parecia totalmente sem energia. Devo admitir que não estava muito empolgado para a audição de Sacrifice, mas felizmente acabei me surpreendendo positivamente. Aqui, me deparei com um Saxon revigorado, e que a meu ver, lança seu melhor trabalho desde Unleash The Beast (97).

É indiscutível que estamos diante de um material mais pesado que os anteriores. Muito disso pode ser colocado na conta da produção, que fez com que a banda soasse renovada aqui, mas sem virar as costas para suas raízes. Tudo o que faltou em seu antecessor se faz presente aqui: riffs fortes e pesados, guitarras mais rápidas e inspiração de sobra. Biff Byford mostra porque é um dos melhores vocalistas da história do Heavy Metal, enquanto Paul Quinn e Doug Scarratt resolveram colocar a faca entre os dentes e mostrar porque são uma das melhores duplas de guitarristas do Metal britânico. Nibbs Carter e Nigel Glockler não ficam atrás e dão peso e variedade às músicas.

Os destaques aqui são muitos, mas indiscutivelmente, “Warriors Of The Road” é a maior candidata a novo clássico do Saxon. Uma volta aos primórdios da banda, rápida e alucinante. Impossível não bater cabeça com ela. “Sacrifice”, a faixa título, tem um som moderno de guitarra e é muito pesada, remetendo à fase anos 90. Outra que segue essa linha anos 90 é a ótima “Made In Belfast”, que poderia estar tranquilamente no Dogs Of War, por exemplo. “Stand Up And Fight” é outra que remete ao Saxon clássico e tem potencial para se tornar outro hino da banda. Em “Guardians Of The Tomb” o grande destaque vai para Byford. “Wheels Of Terror”, com sua levada mais cadenciada, é outra que poderia estar tranquilamente em qualquer álbum do Saxon nos anos 90.

A produção talvez seja a principal responsável pela sonoridade revigorada do quinteto. Andy Sneap consegue unir um som mais moderno e atual de guitarra às raízes oitentistas da banda. Ponto para ele. Sacrifice não é a reinvenção da roda e não traz nada de novo à discografia do Saxon, mas é um ótimo trabalho de Metal Tradicional, pesado e inspirado, algo que já não conseguiam fazer há algum tempo.

NOTA: 8,5

Um comentário: